A judoca Telma Monteiro (-57 kg) vai iniciar a participação nos Jogos Olímpicos Londres2012 na segunda-feira defrontando a norte-americana Marti Malloy, que perdeu os três confrontos anteriores com a portuguesa, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira.

A judoca lusa, terceira do "ranking" mundial e candidata ao ouro em Londres, derrotou a 11.ª da hierarquia duas vezes já este ano, a primeira no Masters de Almaty e a segunda no Grand Slam de Paris, prova que Telma Monteiro viria a vencer batendo na final a japonesa Aiko Sato, número dois do Mundo, ausente na capital britânica.

Na sua terceira experiência olímpica depois de Atenas2004 (12.º) e Pequim2008 (9.º), a campeã da Europa, de 26 anos, ficou colocada na segunda metade do quadro, por oposição à japonesa Kaori Matsumoto, pelo que um eventual combate com a número um do Mundo só poderá ocorrer na final.

Se passar à segunda ronda, a judoca do Benfica terá pela frente a colombiana Yadunis Amaris (24.ª), com a qual nunca se cruzou. A partir daí devem crescer as dificuldades, já que do seu lado do quadro estão a grega Iouletta Boukouvala, sétima judoca mundial, e a brasileira Rafaela Silva, quarta.

Para João Pina (-73 kg), o sorteio reservou-lhe para o mesmo dia, véspera do 31.º aniversário, um confronto com o ucraniano Volodymyr Soroka, adversário com o qual nunca combateu e que surge nos "tatamis" londrinos no 14.º posto do "ranking", três à frente do português, que praticamente não competiu este ano devido a uma lesão.

Caso atinja a segunda ronda, o atleta do Sporting, campeão europeu em 2010 e 2011, terá tarefa complicada perante o mongol Nyam-Ochir Sainjargal, quinto da tabela mundial, frente ao qual regista uma vitória (2007) e uma derrota (2010).

Isenta da primeira ronda, Joana Ramos (-52 kg), 19.ª da classificação mundial, vai enfrentar domingo, na segunda, a vencedora do confronto entre a francesa Priscilla Gneto (13.ª) e a chinesa He Hongmei (15.ª), frente às quais nunca combateu.

Se passar, é quase certo um combate com a japonesa Misato Nakamura, atual campeã do Mundo e medalha de bronze em Pequim2008.

A mais pesada das judocas lusas, Yahima Ramirez (-78 kg), 20.ª do "ranking", vai enfrentar uma das atletas da casa, Gemma Gibbson, que optou por esta categoria depois de ter iniciado o ano nos -70 kg, em que ocupa a 37.ª posição da hierarquia.

A portuguesa e a britânica, que se defrontam na quinta-feira pela primeira vez e quem vencer terá vida difícil frente à mongol Lkhamdegd Porevjargal, quinta judoca mundial, campeã asiática e vencedora do Grand Slam de Moscovo.