Com a vitória frente ao Senegal em outubro do ano passado, Angola conseguiu dois feitos inéditos: a primeira vitória em 22 edições do campeonato africano da modalidade e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres.

Ao contrário dos homens que tem dominado o basquetebol africano a nível de seleções, as meninas de Angola tem assistido ao reinado do Senegal, dez vezes campeão africano em 22 edições. O título inédito de Angola teve a preciosa colaboração de Nachissela Maurício, eleita a Jogadora Mais Valiosa da competição (MVP).

Em Londres, Angola não terá tarefa fácil. As "Gingas" ficaram inseridas no grupo A que conta com as formações da Rep. Checa, China, Croácia, EUA e Turquia. Esta poderá ser uma oportunidade para ganhar experiências para futuras participações.

As adversárias são “ossos duros de roer” e não deverão facilitar a vida às angolanas. As norte-americanas são atuais campeãs olímpicas e do mundo, a Croácia foi a 1ª classificada no torneio pré-olímpico, seguido da Rep. Checa. A Turquia foi 4ª nesse torneio, já a China apurou-se por ser a campeã asiática. Ou seja, todas elas adversárias de peso para as "Gingas".

Os grandes favoritos a vitória são os EUA, campeão olímpico e do mundo, a Rússia que venceu o campeonato europeu, o Brasil por campeão sul-americano e a Austrália, a campeã da Oceânia.

No ranking da FIBA, federação internacional de basquetebol, Angola aparece na 27ª posição, num ranking liderado pelos EUA, seguido da Austrália, Rússia e Rep. Checa.

Todas as 12 jogadoras convocadas jogam em dois clubes: sete delas no Interclube, contra cinco do 1º de Agosto. As 12 angolanas que vão estar nos Jogos Olímpicos são: Catarina Camufal, Ângela Cardoso, Fineza Eusébio, Madalena Félix, Ngiendula Filipe, Ana Gonçalves, Sónia Guadalupe, Felizarda Jorge, Nadir Manuel, Nacissela Maurício, Luísa Tomás, Astrida Vicente.

Angola inicia a sua participação este sábado frente a Turquia, às 14h30 de Londres, e termina esta fase de grupos contra a Rep. Checa no dia 5 de agosto, às 11h15, hora local. Nesta 1ª fase, as quatro melhores de cada grupo passam à fase seguinte.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.