A rainha Isabel II de Inglaterra recebeu hoje uma centena de chefes de estado e de governo, entre os quais o Presidente da República português, Cavaco Silva, que estarão presentes na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres2012.

Entre os convidados que estiveram no palácio de Buckingham contam-se a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e o presidente português Cavaco Silva.

As casas reais europeias também se fizeram representar, com a rainha Sofia de Espanha, a rainha Margarida da Dinamarca, o príncipe Haakon da Noruega e o príncipe Alberto do Mónaco, membro do Comité Olímpico Internacional (COI), a serem os mais notados.

A rainha de Inglaterra recebeu os convidados acompanhada de outros elementos da família real, entre os quais o príncipe Carlos, os príncipes William e Kate, duques de Cambridge, e o príncipe Harry.

Isabel II deu as boas vindas aos convidados, desejando uns «memoráveis» Jogos aos seus respetivos países.

Após a receção, a soberana, de 86 anos, terá a honra de declarar inaugurados os terceiros Jogos Olímpicos acolhidos pela capital britânica, depois dos de 1908 e 1948.

A maioria dos líderes presente na festa do palácio de Buckingham vai presenciar a cerimónia de abertura, projetada pelo realizador britânico Danny Boyle, que terá lugar a partir das 21h00.