Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), revelou hoje estar «otimista e confiante» para os Jogos de Londres2012 e rejeita comparações entre a cerimónia de abertura da capital britânica com a de Pequim2008.

«Estou otimista e confiante, temos todos os ingredientes para que os Jogos sejam um sucesso: segurança, uma boa vila olímpica, boas instalações desportivas e meios de transporte eficientes», disse Rogge em conferência de imprensa.

O chefe do COI admitiu que não sabe muitos detalhes sobre a cerimónia de abertura, marcada para hoje à noite, e evitou comparações entre o espetáculo inaugural de Pequim2008 com o de Londres.

«A cerimónia no Reino Unido não pode ser igual à de Pequim, que foi uma manifestação do país mais populoso do mundo, mas Londres pode oferecer algo que nenhum outro país pode dar porque é o berço do desporto moderno», corroborou.

Rogge acredita que Londres vai deixar muitas lições para os Jogos Olímpicos no Rio2016, sobretudo sobre «sustentabilidade».

Relativamente aos controlos antidoping, o belga disse que a observação de muitos casos positivos antes dos Jogos «é um bom sinal», porque demonstra «que o sistema funciona» e considera que o passaporte biológico, que revela o perfil genético dos atletas, é uma «arma poderosa» na luta contra o uso de substâncias proibidas.

O presidente do COI recusou discutir as opiniões negativas do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, e saudou a presença de «mais de 130 chefes de estado» na Cerimónia de abertura, entre os quais o presidente da República, Cavaco Silva, e do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, em representação do Governo português.

Os Jogos Olímpicos Londres2012 começam hoje oficialmente, com a Cerimónia de Abertura, e decorrem até a 12 de agosto.