Lidiane Lopes é a mais nova dos atletas cabo-verdianos que vão estar a competir nos Jogos Olímpicos de Londres. Apesar dos seus 17 anos, Lidiana Lopes é bicampeã nacional nos 100 m e 200m e também no salto em cumprimento.

Em Londres, onde chega por convite (wild card), a salense de 1,75 m, irá participar apenas na prova dos 100 metros, onde detém a marca de 12,44 segundos. O objetivo, segundo a própria, é tentar ganhar experiência para futuras participações e tentar baixar para os 11 segundos nos 100 metros.

A atleta que é treinada por Júlio Nagana, é vista como uma das grandes promessas do atletismo cabo-verdiano. Detentora das melhores marcas nos 100 e 200 metros e também no salto em cumprimento, é em Lidiane Lopes que o país deposita as esperanças para uma medalha em futuras provas internacionais.

Para já, o objetivo passa por dar experiência internacional a atleta e prepara-la para futuras competições. Agora, com a pista tartan no Estádio Marcelo Leitão na ilha do Sal, a atleta já usufrui de melhores condições onde possa treinar.

Além de atleta, Lidiane é estudante do 10º ano, na ilha do Sal.

Lidiane estará em pista a 3 de agosto, às 10h40, nas pré-eliminatórias da prova dos 100 metros femininos. O recorde do mundo nesta modalidade pertence a Florence Griffith-Joyner, dos EUA, com 10,49 segundos, resultado conseguido na sua terra natal a 16 de julho de 1988. Ela também detém o recorde olímpico, conseguido no mesmo ano, a 26 de setembro, nos Jogos Olímpicos de Seul, com a marca de 10,62 segundos.