A delegação portuguesa vai ser a 149.ª a desfilar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres2012, que está a decorrer no Estádio Olímpico, desde as 21h00.

Porta-estandarte de Portugal, a judoca Telma Monteiro vai encabeçar a comitiva lusa, que entrará na pista com 29 dos seus 77 atletas qualificados, representando nove das 13 modalidades em que os portugueses participam.

Ausentes estarão os elementos do ciclismo, que competem no sábado, bem como de atletismo, canoagem e triatlo, uma vez que ainda não estão na capital britânica.

Um espetáculo da autoria do realizador britânico Danny Boyle, que atravessou uma parte da história britânica ao longo de uma hora e 20 minutos perante os 80.000 espetadores que enchem o Estádio Olímpico, antecedeu o desfile dos atletas, que, como é tradição, foi aberto pela Grécia, “berço” dos Jogos Olímpicos.

Com duração prevista de uma hora e 29 minutos, a parada termina com a delegação da Grã-Bretanha, última das 205 nações representadas a entrar na pista, enquanto as restantes entram por ordem alfabética.

Seguem-se os discursos de Sebastian Coe, presidente do Comité Organizador, e Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), antes de Isabel II, rainha de Inglaterra, declarar abertos os Jogos da XXX Olimpíada.

A tocha olímpica, transportada em Londres pelo futebolista inglês David Beckham, termina então o seu percurso de 70 dias pela Grã-Bretanha, e depois será desvendado um dos segredos da noite: a identidade de quem acende a pira olímpica, que se manterá em chamas até ao final dos Jogos, a 12 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.