Manuel Cardoso, Nelson Oliveira e Rui Costa, que representam Portugal na prova de fundo de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Londres2012, já reconheceram o percurso da corrida de sábado e identificaram os pontos que poderão ser decisivos.

Num treino de três horas, realizado na quinta-feira, o trio luso testou todo o traçado onde se vai desenrolar a prova de 250 quilómetros, nomeadamente a zona de circuito, no qual se concentra mais de metade da corrida e que apresenta uma subida sem grandes dificuldades.

«O ambiente e a condição física dos nossos corredores são bons. No treino que fizemos no percurso da corrida constatámos que a subida não é demasiado dura, o que poderá permitir aos ‘sprinters’ manterem-se no pelotão até final. No entanto, como se costuma dizer, carga leve ao longe cansa e a distância a percorrer é muito elevada e a subida terá de ser ultrapassada nove vezes», afirmou o selecionador, José Poeira.

No entanto, o técnico, citado pelo gabinete de comunicação da Federação Portuguesa de Ciclismo, diz que «há troços de estrada estreita e técnica» onde «o pelotão poderá partir-se, não só a subir como até em descida».

«Será fundamental uma boa colocação para podermos estar onde a corrida se decida», acrescentou José Poeira, que hoje conduziu um treino mais ligeiro, de apenas hora e meia.

Manuel Cardoso, Nelson Oliveira e Rui Costa, estreantes em Jogos Olímpicos, serão os primeiros portugueses a iniciar a competição, juntamente com o nadador Diogo Carvalho, a partir das 10h00 de sábado.

Os Jogos Olímpicos, cuja cerimónia de abertura se realiza hoje, prolongam-se até 12 de agosto.