Começou o espetáculo dos Jogos Olímpicos de Londres. O segundo dia emLondres foi o primeiro de Londres2012 e que melhor maneira de começar senão fazê-lo pela mão de Danny Boyle. O segredo sobre a hora e meia de espetáculo durou até ao início da cerimónia, mas valeu a pena tanto mistério: Boyle deslumbrou com imagens fascinantes e um enredo que deixou bem claro o papel da Grã-Bretanha na civilização atual.

“Isles of Wonder”, assim se chamou o espetáculo, começou com os piqueniques e jogos tradicionais britânicos e o Estádio Olímpico assistiu depois à transformação da Revolução Industrial, não esquecendo os tempos que hoje vivemos, com a World Wide Web, uma revolução que ainda hoje vivemos e está para durar. Tudo com muita luz, criatividade e excentricidade quanto baste.

Doyle consagrou ainda espaço à cultura britânica e fez desfilar no Estádio Olímpico vários hits da música inglesa, depois de já se ter visto a literatura pela mão de J.K. Rowling. Sempre com efeitos especiais deslumbrantes e dignos de uma sala de cinema.

Mas nem só de espetacularidade viveu a cerimónia. Outra intenção foi também clara para o realizador, que se esforçou por transparecer a necessidade de um mundo livre, construído pela prosperidade da indústria, mas sem esquecer o estado social e a comunicação universal.

À parte dessa mensagem, destaque para a Rainha Isabel, que James Bond tirou de Buckingham numa missão especial e fez aterrar no Parque Olímpico. Tudo encenado, mas com a real participação de Sua Majestade e o delírio dos milhares que viram o espetáculo.

Seguiu-se o tradicional desfile dos atletas: 205 países em duas horas, com Portugal a entrar na 149.ª posição, com Telma Monteiro na frente da comitiva que levou ao Estádio Olímpico apenas 29 atletas.

Para fechar, o momento mais aguardado, o acender da pira olímpica. Muito se especulou sobre quem teria a honra de levar a chama até ao momento final e depois de ter entrado no estádio pelas mãos de Steve Redgrave, cinco vezes campeão olímpico do remo em cinco Jogos consecutivos, a pira olímpica dos Jogos Londres2012 foi acesa por sete jovens atletas, depois de ter percorrido mais de 20 mil quilómetros desde a partida do Monte Olimpo, na Grécia.

Os sete foram selecionados por sete heróis do Desporto da Grã-Bretanha: Redgrave, Lynn Davies (comprimento), Duncan Goodhew (natação), Kelly Holmes (800 e 1500 metros), Mary Peters (pentatlo), Shirley Robertson (vela) e Daley Thompson (decatlo).

Depois de darem uma volta ao estádio, os sete jovens atletas acenderam sete tochas, que levaram até ao centro do estádio, onde acenderam, cada um, uma pétala.

As sete pétalas juntaram-se então às restantes 198, unindo-se numa só em representação das 205 delegações presentes em Londres2012. A pira olímpica elevou-se e a chama apenas se vai extinguir no final dos Jogos, a 12 de agosto, quando cada um dos participantes levar a sua pétala.

Depois de já se ter ouvido Queen, Eurythimics, Prodigy, Muse ou Amy Winehouse, coube a Sir Paul McCartney encerrar a noite ao som de “Hey Jude”.
Que comecem os Jogos!