Angola saiu derrotada na 1ª jornada do torneio de andebol feminino, ao perder com a Rússia por 27-30. Ao intervalo a vantagem era das russas, por 16-11.

As meninas angolanas bem no encontro, realizado no Copper Box em Londres, e estiveram a vencer por 6-3 nos minutos iniciais. Mas depois permitiram que a Rússia recuperasse e terminasse o primeiro tempo com cinco golos de vantagem, algo que viria a ser crucial para o desfecho da partida.

No segundo tempo, as campeãs africanas entraram mais forte e dominaram, fazendo 16 golos contra 14 da Rússia mas não foi suficiente para a vitória.

As comandadas do treinador Eduardo Vivaldo tiveram imensas dificuldades para bater a guarda-redes russa Maria Sidorova, ela que fez 15 defesas em 36 remates, perfazendo uma alta percentagem de defesas, de 42 por cento. As guarda-redes de Angola, Neide Barbosa e Cristina Direito apenas pararam três remates cada.

Em termos individuais, Isabel Guialo marcou cinco golos para Angola. Luísa Kiala e Azenaide Carlos contribuíram com quatro cada.

O próximo jogo de Angola é já na 2ª feira frente a Croácia.