Brasil e Grã-Bretanha, no Grupo E, Suécia e Japão, no F, e Estados Unidos, no G, garantiram este sábado um lugar nos quartos de final do torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Londres2012.

As brasileiras, que se haviam estreado com uma goleada aos Camarões por 5-0, penaram para superar a Nova Zelândia, apenas derrotada com um cabeceamento de Cristiane, aos 86 minutos.

As “canarinhas” passaram a contar seis pontos, os mesmos da anfitriã Grã Bretanha, que ganhou aos Camarões por 3-0, após o triunfo tangencial (1-0) face ao conjunto da Oceânia.

Casey Stoney, aos 18 minutos, Jill Scott, aos 23, e Stephanie Houghton, aos 82, apontaram os tentos das anfitriãs.

Por seu lado, os Estados Unidos, detentores do título, venceram a Colômbia pelo mesmo resultado, em encontro do Grupo G, graças aos golos de Megan Rafinoe (33 minutos), Abby Wambach (74) e Carli Lloyd (77).

Ainda hoje, a Coreia do Norte, que se estreou com um triunfo por 2-0 face à Colômbia, pode também selar o apuramento, caso pontue frente à França, derrota a abrir pelas norte-americanas por 4-2.

No Grupo F, a Suécia e o Japão empataram a zero e passaram a contar quatro pontos, que valem também o prematuro apuramento, já que se qualificam para os “quartos” os dois primeiros de cada agrupamento e ainda os dois melhores terceiros.

Por seu lado, o Canadá também está na corrida, depois do triunfo por 3-0 sobre a África do Sul, graças a um “bis” de Christine Sinclair.