Telma Monteiro é por estes dias a personificação da serenidade. A dois dias de pisar o tatami dos Jogos Olímpicos de Londres, Telma Monteiro aparenta uma calma olímpica e deixa para trás a experiência de Pequim, em que não foi além do nono lugar após duas derrotas.

«A experiência de Pequim está ultrapassada há muito tempo. Foi uma lição e todas as competições servem para nos prepararmos para a competição seguinte.

Já ganhei muitas coisas depois disso, portanto Pequim não está no meu pensamento», diz a atleta do Benfica que assume mesmo que chegar aos Jogos sem se falar em número de medalhas foi a melhor política a seguir, depois da deceção há quatro anos.

«A grande vitória é estar aqui hoje, quatro anos depois e com tantos títulos ganhos.»

Para segunda-feira, vê-se que Telma tem o pódio no pensamento, mas esconde o jogo e vai pelo lado seguro.   

«Não falo de um resultado concreto porque acho que não faz sentido. Tenho de me preparar para o primeiro combate, que tem de ser encarado como uma final, porque se não ganhar nem sequer passo ao próximo. Por isso vou pensar passo a passo, acreditar nas minhas capacidades e motivar-me.»

Quanto a favoritismo, a portuguesa diz que isso pouco interessa quando começarem os combates.

«Eu ser favorita não me dá nada. Foram muitos anos de trabalho e eu não vou estar a pensar em expetativas. Expetativas não ganham combates.»

Confirmando o que toda a gente percebeu em pouco mais de dez minutos de conversa, Telma confirmou que está serena e que até segunda-feira vai permanecer inabalável.

«Durmo sempre bem e de consciência tranquila pelo trabalho que fiz. Vou dar o meu melhor quando pisar o tapete e representar Portugal com muito orgulho. Vou pensar: Acredita porque tu és capaz!», concluiu a judoca, que entra em ação na segunda-feira de manhã.