O judoca moçambicano, Néusio Sigaúque, estreou-se nos Jogos Olímpicos com uma derrota frente ao seu primeiro adversário Tony Lomo das Ilhas Salomão.

Néusio, que foi o primeiro atleta moçambicano a entrar em competição, contou com a presença do Presidente da República moçambicana, Armando Guebuza, na bancada, e esteve muito bem no início do combate, com as atenções viradas para as investidas do adversário, mas acabou por perder a luta.

A derrota de Néusio, na categoria dos 60 quilos, afasta o moçambicano das provas dos Jogos Olímpicos, caindo a expectativa sobre os que ainda estão para entrar em cena nas outras modalidades, sendo Juliano Máquina do boxe o próximo, na tarde de 31 de julho.

O Chefe de Estado moçambicano disse, na conferência de imprensa que marca o final da sua visita a Londres, que não se pode olhar para realidades totalmente distintas de forma generalizada, porque isso pode criar vícios de raciocínio.

«Nós temos um atleta muito dedicado, que até começou a prova e na fase inicial tinha 10 pontos, mas de repente caiu e não conseguiu avançar», explicou o Presidente que assistiu a primeira e última luta do judoca, sublinhando a necessidade de continuar a acreditar nos atletas, que farão o melhor de si, a semelhança de Sigaúque.

O Chefe de Estado apontou que o desejo de todos os moçambicanos é que os atletas que representam o país nos Jogos Olímpicos consigam bons resultados, porém reconhece que estão na capital londrina os melhores a nível planetário, daí ser difícil prever o resultado das provas.