A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, elogiou este sábado a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres2012, mas garantiu que no Rio de Janeiro, sede olímpica em 2016, será melhor com a ajuda das escolas de samba.

«Gostei [da cerimónia de abertura], mas vamos fazê-la muito melhor», disse Rousseff, que assistiu à cerimónia no Estadio Olímpico na qualidade de chefe de Estado do Brasil, país que vai organizar o Jogos que sucedem aos de Londres.

Dilma Rousseff acrescentou, aos jornalistas que a acompanharam hoje num passeiro por Hyde Park, que a cerimónia brasileira irá contar com as escolas de samba e irão “arrasar”.

A cerimónia de abertura de Londres2012, um espetáculo de cor, música, magia e humor, que destacou factos britânicos como a revolução industrial, as liberdades individuais, ou James Bond, Paul McCartney, Mr. Bean e até a rainha Isabel II, foi fortemente elogiado hoje pela imprensa londrina e mundial.

O espetáculo esteve a cargo do cineasta Danny Boyle, que fez uma passagem pela história do Reino Unido com a ajuda de mil voluntários, famosos, escritores, músicos e até a rainha, que pela primeira vez se representou a si mesma num filme.

A menção de Rousseff a escolas de samba é a primeira a ser feita, abrindo o pano daquilo que poderá ser a cerimónia de abertura dos Jogos do Rio de Janeiro2016.

Os desfiles das escolas de samba, gigantescos e com milhares de músicos e bailarinos, são considerados a principal atração do tradicional carnaval do Rio de Janeiro e, para os brasileiros, «o maior espetáculo do mundo ao ar livre».