Os remadores portugueses Nuno Mendes e Pedro Fraga cumpriram o “primeiro objetivo” para os Jogos Olímpicos Londres2012, com a qualificação para as meias-finais de double scull peso ligeiro, e agora querem entrar na regata das medalhas.

«Temos de ir passo a passo. O primeiro objetivo foi cumprido, com muito sucesso. Agora a luta é muito apertada para entrar na Final A, que já seria um ótimo resultado. Na Final A, tudo é possível. Estamos na luta», afirmou à Lusa Nuno Mendes.

O remador de Miragaia admitiu que a dupla encontra-se «no melhor momento de forma da época» e quer «aproveitar isso» para estar entre os seis finalistas do torneio, melhorando o oitavo lugar (com diploma) de Pequim2008.

«Trabalhámos bastante ao logo do ano. Modificámos o perfil da nossa prova, que costumava ser mais lento na primeira parte e mais rápido na segunda, conseguimos impor o nosso ritmo desde o início. Depois foi gerir até ao fim a posição que nos dava acesso às meias-finais», explicou Nuno Mendes.

O “sprint” dos italianos Pietro Ruta/Elia Luini foi ainda desvalorizado pelo remador português: «Eles ‘pegaram’ bastante. Nós tentámos aguentá-los. Tínhamos o lugar e já não tínhamos muito mais para dar, depois da primeira parte muito forte. A segunda parte foi a aguentar e aguentámos o máximo que pudemos».

Os portugueses assumiram a liderança aos 500 metros, chegaram a ter um barco de vantagem para a tripulação italiana, mas os transalpinos carregaram nos últimos 500 metros, quando estavam decididas os dois lugares de qualificação direta, vencendo a eliminatória com 6.35,72 minutos, enquanto a dupla lusa fez o sexto melhor tempo global, com 6.37,91.

Pedro Fraga começou por destacar a primeira vitória do ano sobre a tripulação canadiana Douglas Vandor/Morgan Jarvis e a curta distância a que terminaram dos italianos, assumindo depois: «Acho que fizemos uma prova excelente, principalmente na primeira parte».

«O primeiro passo está dado. Estamos nos 12 primeiros. Já não fazemos as regatas de repescagem, que podiam ser regatas muito perigosas», rematou.

Ainda mais satisfeito estava o treinador holandês Mark Emke: «Eles mostraram muita velocidade. Era esta a forma que eu queria que eles competissem. Assumiram a liderança aos 500 metros e foram muito eficientes. Controlaram os adversários e consolidaram a posição. Depois, os italianos começaram a remar como uns ‘loucos’. Melhor assim, deixaram-nos ir».

«Estão nos 12 melhores. Esta foi a melhor regata que os vi fazer este ano. Agora é qualificar para a final», rematou com um sorriso no rosto.

O instável clima britânico fez-se notar nas instalações olímpicas de Eton Dorney, a 40 quilómetros de Londres. O final da manhã ficou marcado por chuviscos e alguns trovões, com o céu a apresentar muitas nuvens e um vento cruzado frontal moderado.

O melhor registo foi para os dinamarqueses Mads Rasmussen/Rasmus Quist, com 6.33,11 minutos, seguidos dos noruegueses Kristoffer Brun/Are Strandli, com 6.34,00, ambos na terceira série.

Os britânicos campeões do mundo e olímpicos Zac Purchase/Mark Hunter fizeram 6.36,29 minutos, triunfando no segundo “heat”.

Os portugueses voltam a estar em ação na quinta-feira para as meias-finais. A final está agendada para 04 de agosto (sábado).