O nadador Jackson Niyomugabo defende as cores do Ruanda, tem o 54.º tempo dos 58 inscritos nos 50 metros livres e promete lutar por uma medalha nos Jogos Olímpicos Londres2012.

O africano recorre à experiência de uma segunda presença em Jogos Olímpicos e às imagens de um livro, em francês, oferecido por um professor do colégio, para legitimar as grandes ambições para este evento.

«Eu quero ganhar uma medalha desta vez. Porque não? Tudo é possível», diz Niyomugabo, numa entrevista à agência Associated Press.

Com as ilustrações de “Os segredos do desenvolvimento da natação”, o livro num idioma que não domina, o nadador conquistou o primeiro orientador: «O meu treinador principal em toda a minha vida tem sido este livro».

O ritmo vai sendo apurado nos treinos pelas margens do rio Kibuye e na piscina do mesmo hotel onde acompanha, pela televisão, a algumas provas de natação, que o ajudam a desenvolver o estilo.

«Foi uma maneira extremamente difícil de aprender. Sentava-me horas no átrio do hotel a olhar para a televisão. Depois, quando nadava, não tinha ninguém para me regular o cronómetro e me dizer se estava a melhorar», conta o atleta do Ruanda.

Sem um técnico permanente, Niyomugabo, de 24 anos, garante que se vale de uma técnica natural e intuitiva, esperando que Londres2012 proporcione melhores resultados que em Pequim2008.

«Em Pequim, eu era muito jovem. Desta vez, tenho treinado mais e espero ver os resultados. Se tivesse mais apoio, tenho certeza de que podia nadar mais rápido», avalia.

O homem que treinou Niyomugabo em Pequim, Richard Ramira-Lema, confirma que o Ruanda leva para Londres um «’self made man’ muito talentoso», a quem falta só «um pouco mais de disciplina».

Em Pequim, Ramira-Lema recorda que a sua grande preocupação era desviar o seu pupilo das tentações dos hambúrgueres: «Dado o seu fundo, era natural ser tentado pela ‘fast food’».

Há quem o compare a Eric Moussambani, o nadador da Guiné-Equatorial que conquistou uma empatia planetária com a coragem e determinação demonstrada nos Jogos Sidney2000, nadando os 100 metros livres em 1.52.72 minutos, uma marca muito distante do recorde mundial da altura (47,84 segundos).

Nos tempos de inscrição para Londres2012, a distância não é tão grande. Niyomugabo apresenta no registo pessoal 27,73 segundos, “apenas” pouco mais de seis segundos que o mais cotado dos inscritos, o brasileiro Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial da distância.

Cielo, que também detém os recordes mundial (20,91) e Olímpico (21,30), também se apresenta em Londres com o melhor tempo de todos os 58 inscritos (21,38), marcas muito distantes do “planeta” do nadador do Ruanda.

A estreia está agendada para quinta-feira, na segunda das oito séries da primeira eliminatória dos 50 metros livres.