O mesatenista Marcos Freitas esteve em destaque este domingo, terceiro dia dos Jogos Olímpicos de Londres2012, enquanto outros atletas portugueses disseram adeus à prova.

O madeirense apurou-se para a terceira ronda do torneio olímpico de ténis de mesa, batendo o adversário por 4-0. Já o seu colega, João Pedro Monteiro, não teve a mesma sorte e foi eliminado pelo australiano William Henzell.

O remo também esteve em bom plano, com a dupla Pedro Fraga/Nuno Mendes a apurarem-se diretamente para as meias-finais de LM2x, já que foram segundos.

No judo, foi um dia de adeus para Joana Ramos, em -52 kg, que perdeu com a francesa Priscilla Gneto, que viria a conquistar a medalha de bronze.

No dia em Michael Phelps ficou a apenas uma medalha de igualar a atleta mais medalhada de sempre, dois nadadores lusos não passaram das eliminatórias. Tiago Venâncio, nos 200 metros livres, foi sétimo na sua eliminatória, terminando no 34º lugar, e Ana Rodrigues, que fazia a sua estreia em olímpiadas, foi 35ª, mas conseguiu a sua segunda melhor marca de sempre nos 100 metros.

No tiro com pistola de ar comprimido, Joana Castelão, que foi a primeira portuguesa a entrar em prova neste domingo, ficou em 15º lugar, com um total de 381 pontos.

Na ginástica, Zoi Lima terminou em 22º lugar na prova de All around de ginástica artística feminina,

Na vela, competiram Afonso Domingos e Frederico Melo, em Star, e Mariana Lobato, Rita Gonçalves e Diana Neves em Match Racing. Os primeiros fizeram um 14º lugar na primeira regata e foram 15ºs na segunda, ocupando a 16ª e última posição da geral. No Match Racing, a equipa lusa foi derrota pela França e na segunda pela Finlândia. As velejadores apresentaram protesto nesta segunda regata por terem visto a sua embarcação ficar com uma quilha presa numa bóia e como o protesto foi aceite e a regata anulada, a equipa lusa repete a prova com as finlandesas segunda-feira às 14h00.