O presidente do comité organizador de Londres2012 (LOCOG) garantiu este dominho que a maioria dos recintos olímpicos está lotada, respondendo assim à polémica desencadeada pelas imagens que mostram muitos lugares vazios nas bancadas de inúmeras competições.

Sebastian Coe justificou, numa conferência de imprensa, que os lugares vagos em algumas provas se explicam pelo facto de terem sido atribuídos à família olímpica (atletas, membros das delegações olímpicas e comités olímpicos nacionais), que nem sempre pode estar presente nos eventos, devido às suas próprias competições.

«É preciso ter este fator em consideração. Os espaços estão cheios e o público faz-se notar», frisou o presidente do LOCOG, que assegurou ter estado no sábado em cinco recintos repletos.

Coe relembrou que não é raro, «nas fases preliminares» dos Jogos Olímpicos, haver alguma dificuldade de organização da parte da família olímpica, que apesar da intenção de estar em algumas provas, não tem tempo para o fazer.

«Mas isso não vai durar», afirmou, confirmando que o LOCOG está a refletir «ativamente» sobre meios para preencher os lugares vagos.

Paralelamente, a entidade responsável pela organização de Londres2012 e o Comité Olímpico Internacional (COI) abriram um inquérito para apurar o porquê das filas completamente vazias em recintos como Wimbledon ou o centro aquático.

As imagens de espaços praticamente livres provocaram a ira de inúmeros espetadores, que não conseguiram bilhetes para os Jogos, os primeiros disputados em Londres em 64 anos.