Tiago Venâncio foi dos últimos portugueses a classificar-se para os Jogos Olímpicos de Londres, mas nem por isso se considera penalizado para a participação nas Olimpíadas. O nadador luso vai para a sua terceira participação e aos 25 anos é o mais novo atleta nacional a conseguir tal feito. Isso, garante, traz-lhe mais trunfos.

«Tenho 25 anos, já é a minha terceira participação e tenho mais maturidade. Vou encarar a prova da maneira mais descontraída possível, até porque é quando estou mais relaxado é quando as coisas correm melhor», diz Tiago Venâncio, que este domingo será o 32.º na start list das eliminatórias dos 200 metros livres.

«Sou o 32.º na start list e tudo o que consiga fazer melhor do que isso para mim é bom. Falar em meias-finais e finais é complicado, até porque o meu melhor tempo fica a cerca de dois segundos dos melhores nadadores internacionais.» Mesmo sem garantia de finais, Tiago Venâncio tem um objetivo pessoal e esse passa por bater o recorde nacional, que de resto já lhe pertence.

Se Tiago Venâncio conta com maturidade para se superar na piscina de Londres, Ana Rodrigues vive aos 18 anos em deslumbramento. A atleta portuguesa é a mais nova da comitiva portuguesa e reconhece que estar no grupo é uma oportunidade especial.

«Já tinha estado nos Jogos Olímpicos da Juventude, há dois anos, em Singapura, mas claro que a dimensão é completamente diferente. É um evento completamente distinto de todos aqueles em que já estive.» Quanto a objetivos para os 100 metros, Ana Rodrigues quer melhorar a sua marca e chegar ao recorde nacional.

«Quero melhorar a minha marca e bater o recorde nacional. Treinei para isso e agora vamos ver se toda a energia que o evento tem me proporciona isso.» Tiago Venâncio vai entrar na água no domingo a partir das 10h20 (eliminatórias) e Ana Rodrigues nada a partir das 10h50, à procura de uma vaga nas semifinais.