Um cartaz escrito em mandarim e colado no centro de imprensa de Londres2012, em que se pede aos jornalistas chineses que melhorem o comportamento, causou polémica entre os internautas da China, que acusam a organização de conduta discriminatória.

No cartaz, exibido na televisão Phoenix TV, pede-se «aos companheiros jornalistas chineses» que «respeitem o espaço pessoal» dos trabalhadores do centro de imprensa e lhes peçam autorização antes de filmá-los ou tirarem fotografias.

Os jornalistas chineses que cobrem os Jogos Olímpicos na capital britânica não parecem ter ficado incomodados com o aviso, mas a milhares de quilómetros de Londres, vários internautas chineses defendem que o cartaz constitui uma humilhação para os jornalistas, cujo comportamento parece ser recriminado em relação ao dos outros por ser menos civilizado.

«É obviamente discriminação muito pouco amistosa, deveríamos protestar. E os ‘paparazzi' ocidentais comportam-se melhor?», questionava uma internauta na rede de micro blogues Weibo, em que já circulam 11 mil comentários sobre a polémica.

Um dos autores de um comentário disse ter, inclusivamente, enviado um mensagem de correio eletrónico de protesto para o centro de imprensa de Londres2012, na qual se queixa de discriminação racial e considera o cartaz «uma vergonha» para a organização.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.