O futebolista suíço Michel Morganella qualificou os seus adversários da Coreia do Sul de «atrasados mentais», mandando-os, no twitter, para o «inferno», após a derrota 2-1 frente ao conjunto asiático nos Jogos Olímpicos Londres2012.

«Vou dar cabo de vocês coreanos. Vão todos para o inferno. Ahahahahahah atrasados mentais», escreveu o defesa lateral do Palermo, de Itália, na sua página naquela rede social.

O caso já está a ser analisado pelos helvéticos – falta saber o que fará o Comité Olímpico Internacional (COI) – e a porta-voz da equipa, Florence Horisberger, informou que o atleta «pediu desculpa e fechou a sua conta» no twitter.

Foi igualmente revelado que haverá uma reunião para discutir eventuais sanções ao futebolista de 23 anos.

Depois do empate 1-1 contra o Gabão, a Suíça perdeu 2-1 com a Coreia do Sul e com isso está obrigada a vencer o México para ainda ter esperanças de qualificação para os quartos de final.

Apesar dos repetidos avisos do COI quanto a intolerância face a manifestações de racismo, a semana passada registou-se a primeira “baixa”, a grega Paraskevi Papachristou.

A helénica, que deveria competir em triplo salto, mas foi afastada da comitiva pelo comité olímpico grego, escreveu «com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental vão comer comida caseira».