Apesar da vitória inédita conseguida por Telma Santos no badminton, o dia ficou inevitavelmente marcado pelo afastamento precoce de Telma Monteiro no judo. E por isso, o dia não começou da melhor forma para a Missão olímpica portuguesa no quarto dia de Jogos Olímpicos.

Grande favorita a uma medalha, Telma Monteiro acabou por não conseguir passar do primeiro combate. A judoca lusa, terceira do ranking mundial e campeã da Europa em -57kg, perdeu com a norte-americana Marti Malloy. Em quatro combates, foi a primeira vez que a norte-americana bateu Telma Monteiro.

Pouco depois seria a vez de João Pina, duas vezes campeão da Europa e 17º do ranking mundial de -73kg, a ir ‘ao tapete’. João Pina esteve em vantagem desde o minuto 1.34, mas a 32 segundos do final do combate, o ucraniano Volodymyr Soroka (14º do Mundo) conquistou um wazari e colocou o judoca luso fora de Londres2012.

A surpresa do dia viria de Telma Santos, prestes a completar 29 anos. A atleta do badminton conseguiu uma vitória inédita na modalidade para Portugal, em Jogos Olímpicos, ao vencer Thilini Jayasinghe, do Sri Lanka, em dois sets, pelos parciais de 21-9 e 21-11. Telma Santos volta esta terça-feira a entrar em prova frente à tailandesa Ratchanok Intanon, 10ª do ranking mundial.

Já o seu colega de modalidade, que encerrou o dia português em Londres, não teve a mesma sorte. Pedro Martins perdeu frente ao dinamarquês Peter Gade, quinto do ranking mundial, em dois sets, pelos parciais de 21-14 e 21-8.

Na natação, Pedro Oliveira conseguiu a melhor marca nacional do ano nos 200 metros mariposa, e embora tenha vencido a sua série de eliminatórias, não conseguiu o apuramento para as meias-finais, terminando em 22º lugar. O nadador volta a competir dia 1 de agosto nos 200 metros costas.

Quem também foi eliminado foi Marcos Freitas, que se tinha apurado de forma brilhante para a terceira ronda do torneio olímpico de ténis de mesa. O mesatenista madeirense tinha pela frente hoje o sétimo cabeça de série da prova, o sul-coreano Oh Sangeun, e perdeu por 4-0.

Na vela, Bernardo Freitas e Francisco Andrade em 49er estrearam-se da melhor forma e no final das duas regatas do dia, onde foram sétimos e segundos, alcançaram o quarto lugar da geral na classe.

Gustavo Lima, em Laser, também se estreou em Londres. O velejador de Cascais esteve três anos e meio sem competir na classe, voltando no início do ano depois de o seu colega de Star, Rúbrio Basílio, se ter lesionado em dezembro. Lima terminou o dia em 22º da geral, depois de dois 22ºs lugares nas duas regatas do dia.

Em Laser Radial, Sara Carmo terminou a primeira regata em 32º lugar e a segunda em 22º, que lhe garantiu a 26ª posição da geral.

Em Star, Afonso Domingos e Frederico Melo mantêm a 16ª e última posição da classe. Na terceira regata ficaram em 15º lugar e a quarta em 16º.

Mariana Lobato, Rita Gonçalves e Diana Neves, em Match Racing, continuam sem vencer. Voltaram a perder com a Finlândia, na regata de repetição, e o mesmo resultado se verificou com os Estados Unidos da América e com a Grã-Bretanha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.