O Brasil juntou-se hoje à Espanha e à Rússia na liderança do Grupo B do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Olímpicos Londres2012, com dois triunfos em dois jogos, ao vencer a anfitriã Grã-Bretanha por 67-62.

O poste Tiago Splitter, com 21 pontos, e o base Marcelinho Huertas, com 13 pontos e oito assistências, destacaram-se na formação “canarinha”, que se impôs na segunda parte, depois de uns primeiros 20 minutos que terminaram empatados (27-27).

Por seu lado, a Espanha, vice-campeã em título, superou a Austrália por 82-70. A formação da Oceânia começou melhor e liderava após o primeiro período (14-19), mas, nos dois seguintes, os espanhóis responderam com um parcial de 49-23.

Pau Gasol, com 20 pontos, Rudy Fernandez, com 17, e Marc Gasol, com 12, lideraram os espanhóis, que não contaram com Juan Carlos Navarro (lesionado), enquanto Joe Ingles e Brad Newley foram os melhores marcadores australianos, ambos com 12.

A abrir a jornada, a Rússia venceu a China por 73-54, num jogo em que Andrei Kirilenko voltou a ser a principal figura da equipa, ao terminar o embate com 16 pontos, nove ressaltos e quatro roubos de bola, bem secundado por Alexey Shved (14 pontos e seis assistências) e Sasha Kaun (13 pontos e seis ressaltos).

No outro encontro já disputado, a contar para o Grupo A, a Lituânia somou o primeiro triunfo, ao bater a Nigéria por 67-62, com nove pontos e nove ressaltos de Sarunas Jasikevicius.