As razões do afastamento da que era a representante portuguesa na classe de prancha à vela (RS:X), à qual já terá sido retirada a acreditação, vão ser explicadas ainda hoje pelo chefe da missão olímpica, Mário Santos.

O diretor do Projeto Olímpico da Federação Portuguesa de Vela, Rui Reis, havia dito anteriormente à agência Lusa que o afastamento de Carolina Borges se devia a «razões médicas».

O responsável federativo não quis adiantar detalhes sobre o caso, limitando-se a afirmar que o assunto está a ser «tratado ao nível da chefia de missão» e que irá haver «desenvolvimentos mais tarde».

«A Carolina informou a missão de que não iria participar por razões médicas», sublinhou Rui Reis.

Carolina Borges, de 32 anos, faria em Weymouth – a 300 quilómetros de Londres - a sua segunda participação olímpica, depois de ter estado nos Jogos de Atenas2004, em representação do Brasil, país onde nasceu, alcançando então o 25.º posto em Mistral.

Fica assim gorado o regresso de Portugal a esta classe, que faz a sua despedida do programa olímpico precisamente em Londres, depois de Catarina Fagundes ter estado nos Jogos de Atlanta’96.

O torneio olímpico de RS:X arranca precisamente hoje e Portugal está representado pelo veterano João Rodrigues, que fará a sua sexta presença olímpica.