Os principais favoritos a marcar presença nos quartos de final da competição de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos Londres2012 cumpriram na terça-feira e venceram os respetivos embates.

Apesar de terem permitido à Tunísia liderar a partida nos primeiros momentos da partida, os Estados Unidos rapidamente tomaram conta das operações e chegaram já à frente do marcador no final do primeiro período, tendo depois gerido e alargado a sua vantagem, que se cifrou nos 47 pontos no final (110-63).

Esta vitória permitiu aos norte-americanos isolarem-se desde já na liderança do grupo A com quatro pontos, constituindo-se na única equipa desta "poule" sem derrotas nos dois jogos disputados, enquanto a França superou a Argentina (71-64) e deixou em aberto as contas neste grupo quanto às três equipas que vão acompanhar os Estados Unidos para os quartos de final.

No outro embate da ronda deste grupo, a Nigéria não teve hipóteses perante a Lituânia, perdendo por 72-53.

Equilibrada está a luta pelo primeiro lugar no grupo B, com três equipas ainda invictas e que vão nas próximas três rondas lutar pela melhor posição possível, tendo em conta que irão tentar adiar o mais possível um eventual confronto com os Estados Unidos nas fases a eliminar.

A Rússia, vencedora da China por 73-54, lidera a "poule", igualada com a Espanha, que ganhou a Austrália por 82-70, e com o Brasil, que bateu a anfitriã Grã-Bretanha por 67-62.

Enquanto estes três conjuntos deverão lutar pelas três posições cimeiras da tabela, Austrália, China e Grã-Bretanha lutarão pela vaga restante nos quartos de final.