O Brasil dissipou na terça-feira as dúvidas quanto à sua candidatura ao título, ao vencer a Rússia por 3-0, no primeiro grande embate da competição de voleibol masculino dos Jogos Olímpicos Londres2012.

A equipa "canarinha", a mais laureada da última década, esteve sempre bem ao longo do encontro e muito concentrada, tendo aproveitado bem o serviço dos seus jogadores mais novos, conseguindo assim colocar em dificuldades a defesa russa.

A Rússia, segunda no "ranking" Mundial, teve sérios problemas em montar os seus contra-ataques e devolveu inúmeras vezes mal a bola, proporcionando remates violentos dos brasileiros, que estiveram num dia em que tudo corria bem.

A jornada também foi bem aproveitada pelos Estados Unidos, que lideram este grupo B com seis pontos, tendo os norte-americanos se desembaraçado igualmente com 3-0 da Alemanha.

Brasil e Estados Unidos não deverão ter dificuldades em marcar presença nos quartos de final, sendo que Rússia e Sérvia são as outras duas favoritas em seguir em frente, dadas as fragilidades demonstradas por Tunísia e Alemanha.

No grupo A, o equilíbrio é maior, com a Bulgária a surgir surpreendentemente isolada na liderança com seis pontos, depois de na terça-feira ter batido a forte Polónia por 3-1.

Igualados no segundo posto estão quatro seleções, Argentina, Polónia, Austrália e Itália, prevendo-se mais três jornadas de intenso equilíbrio, numa "poule" em que a Grã-Bretanha parece ser a equipa mais fraca.