A delegação olímpica da China revelou hoje que respeitará a decisão da Federação Internacional de Badminton (BWF) em excluir duas jogadoras chinesas do torneio dos Jogos Olímpicos Londres2012, por condura antidesportiva.
Em comunicado, a delegação olímpica chinesa refere que Yu Yang e Wang Xiaoli "não fizeram tudo o que lhes era possível para ganhar", pelo que "se respeitará plenamente" a decisão da BWF.
«Assumimos a desqualificação das jogadoras de badminton Yu Yang e Wang Xiaoli, porque fizeram expressamente para perder», acrescenta-se no comunicado, divulgado pela agência oficial Xinhua.
O comportamento das duas atletas «violou os princípios do movimento olímpico e são contrários ao espírito de 'fair play'», o que, é reforçado no comunicado, «magoa os corações» dos chineses.
Yu Yang e Wang Xiaoli integram o grupo de quatro pares femininos excluídos dos Jogos Olímpicos Londres2012, acusados de terem atuado deliberadamente para perderem um encontro, com o objetivo de facilitar a sua progressão no torneio e defrontar adversárias menos rodadas nos quartos de final, programados para hoje.
Além do par chinês, foram desqualificadas uma dupla da Indonésia e duas da Coreia do Sul.