Diogo Carvalho ficou hoje desolado com os 12 centésimos a mais que o afastaram das meias-finais dos 200 metros estilos dos Jogos Olímpicos Londres2012, tendo finalizado a prova com o 18.º melhor tempo.

Enquanto falava com os jornalistas na zona mista, o nadador do Galitos de Aveiro teve conhecimento pela televisão que tinha falhado as “meias” por muito pouco, tendo logo baixado a cabeça, em sinal de desalento e frustração.

«Doze centésimos...é sempre assim, eu sou aquele que fica sempre em 17.º, 18.º. Há quatro anos (Pequim2008) fiquei a oito centésimos. Sou sempre aquele nadador que fica nestes lugares», desabafou Diogo Carvalho.

O português, de 24 anos, foi o quinto classificado na terceira série, com 2.00,40 minutos, marca pior em quase um segundo ao seu tempo de entrada e recorde nacional (1.59,51 minutos, a 27 de julho de 2011, em Xangai), que lhe teria dado o 12.º posto.

«Não foi o que esperava. Trabalhei muito para isto, mais do que nunca, sei que valia muito mais, mas, às vezes, as coisas não correm como queremos. O meu tempo de recorde nacional daria entrada na meia-final e ficar longe dessa marca é desanimador. Estou triste», disse.

Mesmo assim, o 18.º lugar de Diogo Carvalho nos 200 metros estilos é, até agora, o melhor registo de um nadador português nos Jogos Olímpicos Londres2012, o que significa que ainda nenhum conseguiu atingir as meias-finais.

Nos 200 metros costas, Pedro Oliveira retirou quase um segundo ao recorde nacional com a marca de 1.58,83 minutos na segunda série, mas acabou por falhar também as meias-finais.

«Estou contente, fiz a minha melhor marca de sempre. Fui o primeiro português a nadar abaixo dos dois minutos em Olímpicos. Dei tudo o que tinha a dar e sinto-me muito mais realizado. Hoje atingi os meus objetivos», afirmou o nadador de Rio Maior.

Ainda assim, o registo de Pedro Oliveira foi apenas o 20.º melhor das eliminatórias, a 61 centésimos de segundo do 16.º e último qualificado, o brasileiro Leonardo Deus.

O atleta, de 24 anos, retirou quase um segundo à anterior melhor marca, que já lhe pertencia, com 1.59,72 minutos, conseguidos a 25 de maio de 2012, em Debrecen, na Hungria.