O suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, candidatos à medalha de ouro, apuraram-se, esta quarta-feira, para os quartos de final no torneio de ténis dos Jogos Olímpicos Londres2012, a decorrer na relva natural de Wimbledon.
Federer, número um mundial, afastou o uzebeque Denis Istomin, por 7-5 e 6-3, em encontro interrompido pela chuva em duas ocasiões, enquanto Djokovic, segundo na hierarquia mundial, eliminou o australiano Lleyton Hewitt, por 4-6, 7-5 e 6-1, num embate com 16 ases do sérvio.
Roger Federer, que persegue uma medalha em singulares em quatro participações em Jogos Olímpicos, aguarda agora o termo do encontro entre o norte-americano John Isner e o sérvio Janko Tipsarevic para conhecer o opositor no acesso às meias-finais, a fase em que o suíço foi mais longe, em Atenas2004.
Ao lado do compatriota Stanislas Wawrinka, Federer conquistou a medalha de ouro de pares em Pequim2008, a única conquista do jogador helvético em Jogos Olímpicos.
Djokovic, medalha de bronze em Pequim2008, terá pela frente o francês Jo-Wilfried Tsonga, que, apesar da maratona de quase quatro horas com o canadiano Milos Raonic na terça-feira, no encontro mais longo e com o maior "set" em Jogos Olímpicos, não acusou o cansaço e desembaraçou-se do espanhol Feliciano Lopez, por 7-6 (7-5) e 6-4.
Feliciano Lopez foi o substituto de Rafael Nadal, campeão olímpico em Pequim2008, no quadro de singulares.
Tsonga é a única esperança do ténis francês, uma vez que Gilles Simon perdeu com o argentino Juan Martin del Potro, o vencedor do Estoril Open em 2012 e 2011.
Estreante em Jogos Olímpicos, Del Potro aplicou a Simon os parciais de 6-1, 4-6 e 6-3 para alcançar os quartos de final, fase em que defrontará o espanhol David Ferrer ou o japonês Kei Nishikori.
No quadro de singulares femininos, Serena Willians assinou 12 ases no triunfo sobre a russa Vera Zvonareva, por 6-1 e 6-0, atingindo também os quartos de final.
Williams, vencedora no Grand Slam de Wimbledon há um mês, perdeu somente 10 jogos em três rondas nos Jogos Olímpicos Londres2012.
A número um mundial, a bielorussa Victoria Azarenka, também seguiu em frente, após 7-6 (8-6) e 6-4 sobre a russa Nadia Petrova.
Igualmente qualificada está a belga Kim Clijsters, que bateu a sérvia Ana Ivanovic, por 6-3 e 6-4.
Nos quartos de final, Serena Williams joga com a vencedora do confronto entre a eslovaca Daniela Hantuchova e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, Victoria Azarenka com a norte-americana Venus Williams ou a alemã Angelique Kerber e Kim Clijsters enfrenta a alemã Sabine Lisicki ou a russa Maria Sharapova.