Inconformado com o afastamento nos 400 metros estilos, o nadador angolano Pedro Pinotes mostrou-se frustrado pelos resultados obtidos na estreia dos Jogos Olímpicos de Londres2012, mas espera corrigir os erros cometidos em futuras participações internacionais.

Em declarações à Angop e à Radio-5, o nadador reconheceu que o objetivo era melhorar as marcas pessoais, porém a realidade foi contrária ao desejado: «Senti-me um pouco nervoso por serem os meus primeiros jogos, uma prova diferente dos mundiais e universíadas que disputei em 2011».

Pinotes disse ter aprendido com as falhas e espera corrigir tudo para marcar presença em 2016 no evento a ter lugar no Rio de Janeiro (Brasil), pois considera-se capaz de estabelecer novas marcas. Ainda assim, Pinotes apontou como um dos fatores influentes no baixo rendimento os problemas de saúde que enfrentou há dois meses.

«Tive uma pequena doença, a nível respiratório. Foi uma circunstância. Tentei fazer tudo para recuperar e senti-me a nadar bem, tanto que estive próximo do meu recorde nacional. Agora poderá ter tido algum efeito, sim sem dúvida, mas fiz o que pude para recuperar dessa doença», justificou.

O nadador de 23 anos disse que vai tentar quebrar o seu recorde (4min23seg60 nos 400 metros estilos nos Jogos Africanos e admitiu que a inexperiência também contribuiu para o fracasso em Londres´2012.

Segundo Pinotes, houve vários elementos para que ficasse pelo caminho, apesar de admitir que por ter entrado em prova no primeiro dia da competição, depois da cerimónia de abertura tirou-lhe forças para disputar a série de qualificação, onde ficou em sétimo lugar, com seis décimas a mais do recorde nacional.

 «Tivemos, primeiro a cerimónia, já contando com a minha prova noutro dia de manhã. Emocionante foi ver a festa a noite e no dia seguinte de manhã estar em ação e preparado para dar tudo. Acabei um pouco desgastado. O facto de ter sido tudo num curto espaço de tempo foi fatal», concluiu.    

Com a eliminação de Pedro Pinotes, a natação angolana ficou apenas com Mariana Henriques, que vai entrar em cena sexta-feira nos 50 metros livres.