Sónia Guadalupe bem tentou mas não conseguiu. Os seus 12 pontos foram insuficientes para ajudar Angola a travar a China, na 3ª jornada do torneio de basquetebol feminino. As chinesas venceram com 24 pontos de diferença (76-52).

A primeira parte do encontro deixava antever um jogo renhido para o segundo tempo, algo que não viria a acontecer.

Angola perdeu o primeiro período e empatou o segundo (13-15 e 18-18), o que colocou o resultado em 33-31 para as chinesas ao intervalo. E Angola até poderia ter ido a vencer para a segunda parte, quando a pequenina Catarina Camufal colocou o resultado em 31-30 mas um triplo de Ma Zeng pôs o marcador em 33-31 ao intervalo.

O segundo tempo trouxe duas equipas distintas: uma China apostada em resolver cedo o jogo e uma Angola perdida em campo, a ver as chinesas a dilatarem o marcador, sem mostrar os argumentos exibidos na primeira parte. O terceiro período foi muito mau. Angola apenas conseguiu seis pontos contra 24 da China.

Para este desnível no marcador muito contribuíram as faltas cometidas por Angola (24 contra 14) e perdas de bola (20-12) e uma fraca prestação nos lançamentos de longa distância.
As angolanas, de menor estatura, raramente conseguem ter eficácia no jogo interior. Daí recorrerem frequentemente aos lançamentos de três pontos onde a eficácia tem sido desastrosa para este nível de competição. Angola apenas converteu quatro das 23 tentativas.

A boa exibição de Sónia Guadalupe só foi acompanhada por Luísa Tomás, que marcou 11 pontos, e Felizarda Jorge, autora de 10. A capitã Narcissela Maurício marcou nove pontos, ela que esteve um pouco abaixo do esperado. Ma Zeng e Gao Song foram as melhores marcadores na China, ambas com 15 pontos.

Angola volta a jogar, dia 3 de agosto, frente a Croácia, na 4ª jornada.