O nadador moçambicano Chakil Camal não passou da primeira série dos 50 metros livres do torneio de natação dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ao terminar em sexto lugar na quarta série da prova que decorreu esta manhã no centro aquático.

Camal terminou a prova com a marca de 24.43 segundos, contra os24.40 segundos apresentados como o seu melhor tempo para inscrição nesta prova. A série de Chakil Camal foi ganha pelo nadador das Bermudas, Roy Burch que fez o tempo de 22.47 segundos.

Referir que o tempo 24.40 segundos é o recorde nacional estabelecido na piscina olímpica do Zimpeto, aquando dos Jogos Africanos Maputo 2011.

No cômputo geral dos 50 metros livres, Chakil Camal acabou ocupando o 38º lugar, não se apurando por isso para a fase seguinte, visto que só transitam para as meias-finais os nadadores que conseguirem os 16 melhores tempos. E nesse particular, a lista é liderada pelo nadador George Richards Bovell do Trindade e Tobago que fez a distância em 21.77 segundos, seguido pelo favorito à conquista do ouro, o brasileiro César Cielo que fez o tempo 21.80 segundos.

Esta foi a segunda participação de Shakil Camal numa olimpíada, depois de se ter estreado em 2008 nos Jogos de Beijing, na China. Camal participou em ambos jogos sem que para tal tenha conseguido atingir os mínimos de qualificação, apesar de beneficiar de uma bolsa da solidariedade olímpica.

Já amanhã, no “Park Aquatic Centre”, Jéssica Vieira vai competir na prova de 50 metros livres, sendo que a nadadora moçambicana partirá na pista 2.

Ainda na sexta-feira entrará em prova o atleta Kurt Couto nos 400 metros barreiras em atletismo. Apesar desta ser a terceira participação de Couto numa olimpíada, depois de ter estado em Atenas 2004 e Beijing 2008 (onde não competiu por pretensa lesão), pouco se espera do atleta moçambicano, tendo em conta que entra para a prova com o 15º melhor tempo, dos 5º inscritos, com a marca de 49.02 segundos.

A jovem Sílvia Panguane é quem vai fechar a participação moçambicana nos Jogos Olímpicos 2012, quando na segunda-feira tomar parte na prova dos 100 metros barreiras em atletismo. Panguane é a atleta com o 50º melhor tempo de inscrição da prova, com a marca de 15.12 segundos, muito longe da marca da austríaca Sally Pearson que tem o tempo de 12.40 segundos.