Terminou a participação do judo português nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em quatro combates, o saldo dos atletas portugueses é negativo com iguais derrotas.

Após a eliminação da judoca Yahima Ramirez, Portugal perdeu a sua última representante na modalidade nesta edição dos Jogos Olímpicos. A judoca portuguesa não quis prestar declarações e delegou ao selecionador nacional de judo feminino essa incumbência.

«A Yahima estava a dominar bem o combate, estava a ter os ataques mais fortes mas entretanto a atleta inglesa surpreendeu e no seu primeiro ataque conseguiu ganhar», afirmou Rui Rosa ao SAPO Desporto.

O selecionador nacional do judo feminino, Rui Rosa, admite que os resultados de Portugal ficaram aquém das expectativas e fez um balanço da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos 2012.

«Esta semana tem de ser lembrada porque as coisas quando correm mal também têm de ser lembradas, temos de ser inteligentes e perceber o que é que se passou para podermos melhorar. Nós estamos habituadas sempre a ter bons resultados mas desta vez não conseguimos. Nem sequer uma vitória quando este grupo de atletas estava a altura de o conseguir. Nunca pensamos que isto fosse acontecer. Os atletas tinham valor para conseguir melhor», referiu Rui Rosa ao SAPO Desporto.

Rui Rosa comentou ainda a eliminação de Telma Monteiro logo no primeiro combate. A judoca portuguesa chegou a Londres como uma das favoritas a conquistar uma medalha por Portugal mas o sonho olímpico terminou frente à norte-americana Marti Malloy.

«A Telma ainda vai dar muitas alegrias a Portugal, Nem ela nem eu vamos estar recuperados porque esta é a terceira medalha que perdemos em três jogos Olímpicos. O primeiro combate era muito difícil mas a Telma tinha valor para vencer a americana. Ela vai sempre para ganhar. No currículo dela era muito importante ter uma medalha porque ela é uma das melhores do mundo e creio que já o merecia», começou por dizer Rui Rosa que ainda acredita em Telma Monteiro para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

«Como ficou demonstrado nestes jogos, por outros campeões, não será demasiado tarde», atirou o selecionador nacional de judo feminino.

Sobre a possibilidade do judo vir a perder os apoios financeiros, Rui Rosa mostrou-se tranquilo e garantiu que o trabalho vai continuar a ser feito, com ou sem apoios.

«Já no passado trabalhámos sem apoios e se tiver de ser assim no futuro teremos de continuar a trabalhador para os nosso objetivos», sentenciou.