Londres 2012 Londres 2012

Imprimir A- A+

Andebol: Angola 31-25 Grã-Bretanha

03 de agosto de 2012 11:40h

Primeira vitória angolana em Londres

Por Evandro Delgado

Angola termina a fase regular frente ao Brasil, onde pode "carimbar" a passagem aos quartos-de-final.

Primeira vitória angolana em Londres

Finalmente um triunfo. Ao cabo de quatro jogos, a seleção de andebol de Angola alcançou a sua primeira vitória nos Jogos Olímpicos de Londres, depois de bater a formação da casa, a Grã-Bretanha, por 31-25. Ao intervalo Angola vencia por 14-10.


Este era o jogo ideal para relançar Angola rumo a qualificação para a próxima fase. Há muito que as meninas de Eduardo Vivaldo vinham perseguindo um triunfo, que esteve perto de acontecer nos jogos frente a Rússia e o Montenegro.


A Grã-Bretanha até entrou melhor mas só liderou o marcador até o 3-2. A partir daí Angola dominou o marcador até ao fim, alcançando um triunfo que revela a superioridade angolana face as britânicas.


Apesar de ter um pavilhão cheio, a apoiar as adversárias, Angola nunca deixou as britânicas aproximarem-se no marcador. Com uma segunda parte bem melhor na finalização mas menos bem na defesa, Angola galgou rumo ao tão esperado triunfo, com uma diferença de seis golos.


Nadir Almeida voltou a ser a melhor das angolanas, apontando oito golos. Azenaide Carlos e Marcelina Kiala, ambas com seis, também ajudaram muito no triunfo. Gerbron Marie da Grã-Bretanha, com nove golos, foi a melhor marcadora do encontro.


Angola continua a preferir os flancos para marcar golos. Pelas laterais, as angolanas fizeram 18 golos em 21 remates, mostrando uma grande eficácia. Os postes voltaram a negar golos às angolanas, desta vez em quatro ocasiões.


Um triunfo que vai dar moral as meninas de Eduardo Vivaldo, que agora vão preparar o encontro com o Brasil, da 5ª e última jornada da fase de grupos. Os quatro primeiros de cada grupo (seis equipas) passam à fase seguinte.

Leve o Desporto para todo o lado com o SAPO Desporto Mobile.

Comentários

Alertas futebol

Acompanhe todas as notícias de futebol com o serviço SAPO Alertas.

Subscrever