Lidiane Lopes e Adysângela Moniz foram eliminadas dos Jogos Olímpicos. Lidiana Lopes competiu esta manhã e foi 4ª na prova dos 100 metros femininos, enquanto que Adysângela perdeu o seu combate, por ippon, para a cubana Idalys Ortis, na categoria dos +78 kgs.

A primeira a entrar em prova foi a velocista Lidiane Lopes. A atleta de 17 anos, a mais nova da sua série, fez uma boa prova e ficou perto do seu recorde pessoal. Lidiane foi 4ª classificada com o tempo de 12.72 segundos, numa série ganha por Toea Wisil da Papua Nova Guiné, com 11,60.

A atleta cabo-verdiana correu numa série "histórica". É que ao lado de Lidiana estava Tahmina Kohistani, a única atleta feminina do Afeganistão nos Jogos Olímpicos. A afegã foi última da série, com o tempo de 14,42s, mas mesmo assim, bateu o seu recorde pessoal.

Nesta série, onde correu Lidiane, estavam ainda Sabuba Colley da Gâmbia, que foi segunda, Martina Pretelli de San Marino, que ficou à frente de Lidiane. Elas foram, juntamente com a vencedora, as únicas a correrem abaixo do segundo 13. Hala Gezah da Líbia foi 5ª, seguida de Pramila Rijah do Nepal, Janice Alatoa, do Vanuatu e Mihter Wendolin dos Estados Federados da Micronésia.

Adysângela perdeu por ippon
No judo, Adysângela Moniz não conseguiu contrariar o favoritismo da sua adversária, Idalys Ortis, e perdeu por ippon. A cabo-verdiana aguentou até aos três minutos do combate, numa altura em que já perdia por 2-0 e tinha dois cartões amarelos por não atacar. Mas depois, num golpe perfeito, a cubana Ortiz derrubou Adysângela e venceu por ippon.

Adysângela, 86ª judoca feminina do Mundo, termina assim a sua participação nos Jogos Olímpicos, contra uma das candidatas às medalhas. Idalys Ortis é a 6ª melhor no ranking mundial, foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008 e mundiais de 2009 e 2010.

Amanhã Ruben Sança, o agora único cabo-verdiano nos Jogos Olímpicos, corre na prova dos 5000 metros