O terceiro lugar de Gustavo Lima em laser standard e os quintos lugares em 49er e 470 marcaram mais uma jornada positiva dos portugueses no torneio olímpico de vela dos Jogos Londres2012, em Weymouth.
Em sentido contrário, Afonso Domingos e Frederico Melo fizeram 10.º e 14.º nas duas últimas regatas da classe star, despedindo-se com um modesto 15.º e penúltimo lugar final e com a palavra «desilusão em pano de fundo».
«O resultado não corresponde às minhas expectativas, porque tinha como objetivo ganhar um diploma. Quando aqui cheguei, sabia que ia ser difícil e com o decorrer das regatas comprovei-o, isto apesar do excelente desempenho do Frederico», afirma Afonso Domingos, que agora admite uma mudança de classe na campanha para os Jogos Rio de Janeiro2016: «Gostava de fazer os Jogos do Brasil de catamarã».
A Federação Internacional de Vela anunciou recentemente alterações ao programa olímpico do torneio de vela, com as saídas do “Match-Racing” feminino, das pranchas (masculinos e femininos) e dos Star e as entradas do “skiff” feminino (Mackay FX), de um catamarã misto e do Kiteboard (em masculinos e femininos), nos quais Portugal poderá ter argumentos a apresentar.
Frederico Melo também não escondeu o desalento em declarações ao gabinete de imprensa da Federação Portuguesa de Vela: «Falhámos o objetivo e é uma desilusão. Quero ir ao Rio2016, mas, devido ao resultado, creio que fico fora do Projeto Olímpico. Vamos ver o que acontece».
Os britânicos Iain Percy/Andrew Simpson estão na frente da Classe, com 18 pontos, os brasileiros Robert Scheidt/Bruno Prada em segundo, com 26, e os suecos Fredrik Loof/Max Salminen fecham o pódio, com 30, pelo que a “Medal Race” promete ser emocionante.
Apesar de não estar a beneficiar com o vento forte que se faz sentir em Weymouth e Portland, a 300 quilómetros de Londres, Gustavo Lima esteve em bom plano nos Laser, mas vai falhar o objetivo de entrar na Medal Race.
O velejador português foi terceiro e 20.º e ocupa a 24ª posição da geral, com 126 pontos.
«Foi o primeiro dia em que me senti bem fisicamente. Esta prova tem sido para atletas bem preparados, porque o vento tem soprado forte. Nas duas em que baixou de intensidade, andei lá. Estou feliz com o terceiro lugar. Gostaria de ter ganho para dedicar aos portugueses, mas soube-me a vitória», explicou.
Os 49er tiveram jornada tripla, mas estão a aguentar-se na luta pelas primeiras posições, tendo descido uma posição, para o quinto posto, com 78 pontos, a quatro dos ingleses Steve Morrison e Bem Rhodes.
A dupla fez oitavo, 12.º e nono e deverá assegurar a entrada na “Medal Race”.
«Foi duro. No cômputo geral, estivemos bem, mas sentimos algumas dificuldades na aproximação às boias. porque o campo era muito junto a terra», disse Andrade.
A organização está a realizar regatas junto à costa, para gáudio do público, que tem assistido às regatas e que pela primeira vez num torneio olímpico de vela pagou bilhete para ver os melhores velejadores mundiais.
«Amanhã (sábado) temos um dia de descanso mais do que merecido. Os resultados estão a ser bons e domingo voltamos à luta», resumiu Bernardo Freitas.
Na frente estão os australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen, com 42 pontos, seguidos dos neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke, com 51, e dos finlandeses Lauri Lehtinen/Kalle Bask, 66.
Álvaro Marinho/Miguel Nunes subiram à quinta posição, com 35 pontos, depois de um 16.º lugar e um quinto nas duas regatas da jornada.
«Até ao momento, o resultado é ótimo e está a superar as minhas expectativas. Nas duas de hoje não largámos bem, mas, em especial na segunda, fizemos uma boa recuperação», sublinhou Miguel Nunes.
O comando pertence aos britânicos Luke Patience/Stuart Bithell, com nove pontos, os austríacos Matthias Schmid/Florian Reichstaedter são segundos, com 15, e os austríacos Matthias Schmid/Florian Reichstaedter terceiros, com 31.
Sara Carmo voltou a competir em Laser Radial e fez um 32.º (que descartou) e um 28.º, estando na 28.ª posição da geral, com 170 pontos.
A belga Evi Van Acker é primeira, com 23 pontos, destronando a irlandesa Annalise Murphy que é agora segunda, com mais um ponto, enquanto a holandesa Marit Bouwmeester mantém a terceira posição, agora com 26.