O Comité Olímpico português retirou o apoio financeiro ao judo português, depois dos maus resultados obtidos nos Jogos Olímpicos de Londres2012, mas entre as nações favoritas às medalhas de judo, o Japão tem sido a grande desilusão.

O judo nasceu no Japão no final do século XIX e internacionalizou-se no século XX, mas em pleno século XXI são outras nações que dão cartas nos Jogos Olímpicos. Em Londres, a participação nipónica está a desiludir, principalmente entre os atletas masculinos, e já é considerada a pior prestação do Japão pois será a primeira vez que não haverá atletas masculinos japoneses com medalha de ouro.

Nenhum judoca japonês irá conquistar uma medalha olímpica em 2012 depois da eliminação de Daiki Kamikawa esta sexta-feira. A eliminação de Kamikawa às mãos do bielorusso Ihar Makaru condenou o Japão, a nação do judo, à sua pior participação em Jogos Olímpicos desde 1988, quando os atletas nipónicos conquistaram apenas 4 medalhas, 3 de bronze e uma de ouro, numa altura em que as judocas femininas não entravam em prova.

Comparando com os Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, em que o Japão conquistou 8 medalhas de ouro em judo (10 no total), Londres está a revelar-se uma verdadeira desilusão. A única medalha de ouro conquistada pelo Japão foi a de Kaori Matsumoto, na categoria -57 kg, e mesmo que Maki Sujimoto vença a medalha de ouro a participação do Japão em Londres ficará sempre abaixo das edições anteriores, em que houve sempre medalhas de ouro entre os atletas masculinos.