A França e o Japão conquistaram cada qual sete medalhas nas provas de judo dos Jogos Olímpicos Londres2012, mas foi a Rússia que encabeçou o medalheiro da modalidade que desiludiu Portugal, com três títulos.
Os judocas Arsen Galtsyan (-60kg), Mansur Isaev (-73kg) e Tagir Khaibulaev (-100kg) conquistaram as três medalhas de ouro da Rússia, perante o entusiasmo do presidente Vladimir Putin, que esteve presente na capital britânica.
Além dos russos, apenas a França, através do “gigante” Teddy Riner, na categoria rainha (+100kg), e Lucie Decosse (-70kg), e a Coreia do Sul, por intermédio de Kim Jae-bum (-81kg) e Song Dae-Nam (-90kg), lograram mais do que uma medalha de ouro.
Os outros títulos foram para Japão, que tinha dominado nos Jogos Olímpicos Pequim2008 (quatro ouros, uma prata e dois bronzes), Cuba, Brasil, Estados Unidos, Geórgia, Coreia do Norte e Eslovénia.
Destaque ainda para o facto de, individualmente, nenhum judoca ter conseguido revalidar o título conquistado na China.
Um total de 23 países conquistaram medalhas em Londres no judo, mas entre eles não figurou Portugal, já que os judocas lusos nem um combate conseguiram ganhar.
Entre os quatro participantes, Telma Monteiro foi a grande desilusão, já que era candidata ao ouro nos -57kg e acabou derrotada logo a abrir, pela norte-americana Marti Malloy, que conquistaria uma das medalhas de bronze.