O Brasil garantiu este sábado tranquilamente um lugar nos quartos de final do torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos Londres2012, ao “esmagar” a China por 98-59, em encontro da quarta e penúltima jornada do Grupo B.

A formação “canarinha” dominou o encontro do princípio ao fim e já vencia por 21 pontos ao intervalo (42-21), depois de abrir com 25-9 no primeiro parcial.

Marquinhos Vieira de Sousa, com 14 pontos, Guilherme Giovannoni e Leandrinho Barbosa, ambos com 13, e Marcelo Machado, com 10, foram os melhores marcadores dos brasileiros, que somam agora três vitórias e uma derrota.

Por seu lado, e dois dias depois de “esmagarem” a Nigéria por 156-73, os Estados Unidos penaram para vencer a Lituânia (99-94), em encontro do Grupo A.

A formação lituana, já derrotada por Argentina (79-102) e França (74-82), chegou a assustar os norte-americanos, que estavam a perder por dois pontos (82-84) a escassos 5.50 minutos do fim e venciam apenas por um (87-86) a 4.12.

Na parte final, à custa de alguns roubos de bola, de ressaltos ofensivos e falhas alheias, os Estados Unidos lá conseguiram ganhar, mostrando, porém, que estão a “quilómetros” da categoria do “Dream Team” original, campeão em Barcelona92.

LeBron James, com 20 pontos, alguns dos quais decisivos, na parte final, Carmelo Anthony, também com 20, e Kevin Durant, com 16, lideraram os vencedores, que só marcaram 10 “triplos”, em 33 tentados, e 19 lances livres, em 31.

Na formação lituana, destaque para os 25 pontos de Linas Kleiza, os 14 pontos, sete ressaltos e seis assistências de Martynas Pocius e os 11 pontos de Darius Songaila.

Apesar de ter somado o terceiro desaire, a Lituânia só precisa de vencer segunda-feira a Tunísia para rumar aos quartos de final, nos quais já estão Estados Unidos, Rússia, Espanha, França e Brasil.

A Rússia venceu hoje a Espanha por 77-74 e garantiu, praticamente, a vitória no Grupo B, colocando os vice-campeões em título na rota dos detentores Estados Unidos.

A formação espanhola começou demolidora (20-2) e, depois de se deixar ultrapassar, ainda esteve perto do triunfo (vencia por 69-60, a 4.39 minutos do final), mas os russos foram mais fortes nos momentos decisivos.

Dois lances livres de Vitaliy Fridzon, a grande figura do encontro (24 pontos), selaram a vitória da Rússia, pouco depois de, do outro lado, Pau Gasol (20 pontos e nove ressaltos) apenas ter marcado um, falhando o que seria o 75-75.

Nos derradeiros instantes, a Espanha, que viu regressar Juan Carlos Navarro (nove pontos), ainda teve uma oportunidade para forçar o prolongamento, mas não conseguiu sequer lançar.

Face a este desaire, os vice-campeões em título deverão acabar o Grupo B no segundo posto, o que poderá acabar num embate frente aos Estados Unidos nas meias-finais.

Antes deste encontro, a França garantiu um lugar nos quartos de final, ao vencer a Tunísia por 73-69, com mais facilidades que o resultado deixa transparecer.

O “inevitável” Tony Parker, com 22 pontos (nove “tiros” de campo convertidos, em 13 tentados), foi a principal referência do “cinco” de Vincent Collet, que conta ainda com preciosos 19 pontos e oiro ressaltos de Nicolas Batum.

Na formação tunisina, que somou o quarto desaire em outros tentos jogos e está praticamente fora dos “quartos”, destaque para Mohamed Hadidane, autor de 20 pontos.