A Itália liderou o medalheiro e foi o país com mais “metais” conquistados na competição de esgrima dos Jogos Olímpicos Londres2012, graças ao seu domínio quase total no florete, incluindo um pleno na prova feminina por equipas.
Elisa Di Francisca foi a principal figura da formação transalpina, ao conquistar a classificação individual, à frente das compatriotas Arianna Errigo (prata) e Valentina Vezzali (bronze), que falhou o que seria um quarto título consecutivo.
As três, juntamente com Elaria Salvatori, venceram também a prova por equipas, batendo a Rússia, que ficou com a prata, e a Coreia do Sul, terceira classificada.
Desta forma, e apesar de ter falhado o ouro, por culpa de uma derrota nas meias-finais com a compatriota Di Francisca, Vezzali, com os dois “metais” conquistados, passou a contar oito medalha olímpicas, seis das quais de ouro.
A equipa masculina de florete italiana também conquistou o ouro, na prova que fechou hoje o programa de esgrima, mas, individualmente, os transalpinos falharam, ao não conseguirem qualquer medalha.
A vitória foi para o chinês Lei Sheng, que bateu na final o egípcio Alaaeldin Abouelkassem (primeira medalha olímpica para África na esgrima), depois de, pelo caminho, ter afastado os favoritos italianos, nomeadamente Valerio Aspromonte (quartos de final) e Andrea Baldini (meias-finais).
Os chineses ainda conquistaram outro título, através da sua equipa de espada, constituída por Xu Anqi, Li Na e Sun Yujie, este último também bronze na prova individual.
Em bom plano esteve também a Coreia do Sul, que arrecadou dois títulos olímpicos, por intermédio da sua equipa masculina de sabre e por Kim Ji-yeon, na prova individual da mesma disciplina.
Destaque ainda para a ucraniana Yana Shemyakina, vencedora da final de espada, face à detentora do título, a alemã Britta Heidemann, que nas “meias” bateu Shin A-Lam com polémica arbitrar (toque decisivo para lá do tempo regulamentar) – a federação internacional prometeu mesmo uma medalha especial à sul-coreana.
A Hungria também logrou um ouro, por Aron Szilgagiy, em sabre, tal como a Venezuela, com Ruben Limardo Gascon a vencer a prova de espada e a dar o primeiro “metal” em esgrima ao seu país.