Os velejadores Bernardo Freitas e Francisco Andrade regressaram hoje ao quarto lugar da Classe 49er nos Jogos Olímpicos de Londres2012, quando faltam disputar duas regatas e a “Medal Race”.
A dupla portuguesa soma 93 pontos e está a três pontos dos terceiros classificados, os britânicos Stevie Morrison e Ben Rhodes, campeões do Mundo de 2007, título conquistado nas águas de Cascais.
A tripulação nacional foi 10.ª e quinta nas duas disputadas e sacode a pressão garantindo que está «tranquila e contente», apesar de se aproximar a “Medal Race” de 49er, agendada para quarta-feira.
«Foi um dia difícil. As condições de vento foram um pouco diferentes mas adaptámo-nos bem. Era importante fazer duas regatas boas e conseguimo-lo. Faltam duas regatas (até à ‘Medal Race’) e ainda há muitos pontos em disputa. Continuamos tranquilos, a dar o nosso melhor e estamos contentes», afirmou Bernardo Freitas, em declarações ao gabinete de imprensa da Federação Portuguesa de Vela.
O comando na classe pertence aos australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen, com 44 pontos, seguidos dos neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke, com 64.
O dia fica igualmente marcado pelo “adeus” de João Rodrigues à competição, o veterano madeirense, de 40 anos, termina os seus sextos Jogos Olímpicos – um recorde nacional - na 14.ª posição da Classe RS:X.
O velejador português foi 20.º e terceiro nas duas disputadas e ficou a 18 pontos do objetivo de terminar no “top10”.
«Queria estar nos dez primeiros. Hoje estou conformado. Ontem [sábado] estava triste porque o dia tinha sido muito frustrante», declarou, acrescentando: «Precisava de mais um dia como este. Durante algum tempo vou pensar no que se passou. Andei bem com vento forte e com vento fraco, mas com as condições que estiveram, entre os 12 e os 14 nós, não foi pacífico».
O madeirense deixou uma «porta aberta» em relação a uma sétima campanha olímpica.
«Se o RS:X continuar para o Rio de Janeiro2016 uma coisa é certa, não quero fazer uma campanha igual às duas últimas. Há um conjunto de miúdos da Madeira e do continente que querem lançar-se e, de alguma forma, quero estar envolvido. A experiência que eu, o José António Gouveia [treinador] e o João Carvalho [fisioterapeuta] temos não pode ser desperdiçada. Já não consigo fazer isto sozinho porque é muito desgastante, além de que quero viver mais tempo na Madeira», declarou.
Na hora da despedida de Weymouth e Portland, onde decorre o torneio de vela, João Rodrigues deixou vários agradecimentos: «Representar Portugal em seis olimpíadas apenas foi possível devido a um conjunto de entidades e instituições que proporcionaram que isto se tornasse uma realidade».
Apesar de ainda faltar a “Medal Race”, o holandês Dorian Van Rissejlberge já assegurou a medalha de ouro, enquanto o britânico Nick Dempsey é segundo e o alemão Toni Wilhelm está na terceira posição.