O veterano João Rodrigues terminou, este domingo, a sua sexta participação olímpica com um 14.º lugar na Classe RS:X e agora admite voltar a Jogos ou orientar a próxima geração de talentos da prancha à vela.
Em 49er, a dupla Bernardo Freitas/Francisco Andrade regressou ao quarto posto, agora com 93 pontos, e está a três dos britânicos Stevie Morrison/Ben Rhodes, campeões do Mundo de 2007, em Cascais, ao fazer um 10.º e um quinto lugar das duas regatas do dia.
«Era um dia importante. As condições hoje eram um bocado diferentes, mas adaptámo-nos bem. Foi um dia bom, estamos contentes mas ainda faltam muitos pontos por disputar», afirmou Bernardo Freitas, numa altura em que faltam duas regatas até à Medal Race, agendada para quarta-feira.
O madeirense João Rodrigues, de 40 anos, recordista de presenças olímpicas, com seis, despediu-se em bom plano com um terceiro lugar na última regata de RS:X, depois de ter feito um 20.º na primeira da jornada.
João Rodrigues vai agora esperar por decisões quanto ao futuro da Classe RS:X nos Jogos Olímpicos uma vez que neste momento está fora do programa olímpico para o Rio de Janeiro2016, cedendo lugar ao Kiteboard.
A Federação Internacional de Vela (ISAF) vai reapreciar a situação na sua conferência de novembro, depois de a decisão ter sido alvo de vários processos.
«Nunca mais voltarei a fazer uma campanha como as últimas duas. Neste momento na Madeira e em Portugal há um conjunto de miúdos com talento que podem ser lançados e quero estar envolvido nisso», afirmou João Rodrigues.
O madeirense não exclui contudo a possibilidade de continuar a competir em RS:X, embora admita que a decisão estará muito dependente do que a ISAF vier a decidir em novembro.
O melhor resultado de João Rodrigues em Jogos Olímpicos continua a ser o sexto em Atenas2004, tendo ainda sido sétimo em Atlanta’96.