Uma prova sem faltas deixou este domingo a portuguesa Luciana Diniz «muito feliz» e qualificada para a terceira ronda do concurso de saltos de obstáculos dos Jogos Olímpicos Londres2012, sendo que o objetivo é continuar «até ao pódio».

«Graças a deus, hoje correu perfeito, a gente fez zero e estou muito feliz», disse a cavaleira à agência Lusa, no fim da prova, marcada pela abundante chuva que começou a cair minutos antes de entrar em ação.

Hoje, a portuguesa não cometeu qualquer erro, algo que atribuiu também ao facto de se sentir menos pressionada, por ter sido a primeira dos 71 concorrentes a sair para o percurso, no qual cada obstáculo é algo emblemático da cidade londrina.

O primeiro reproduzia um farol e uma barcaça do rio Tamisa, o segundo lembrava os Jogos Olímpicos Londres1948, o terceiro um típico autocarro de dois andares, o quarto a Ponte da Torre, o quinto uma montagem de edifícios e monumentos da cidade e o sexto a famosa Abbey Road, onde os discos dos Beatles foram gravados.

No total de 13 obstáculos, são ainda feitas referências ao Grande Incêndio de Londres de 1666, ao Big Ben, Parlamento e a roda gigante London Eye, aos tradicionais marcos do correio vermelhos e ao número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro.

A portuguesa e o cavalo Lennox ultrapassaram todos sem problemas e, mesmo somando os oito pontos de penalização da ronda anterior, quando derrubou dois obstáculos, conseguiram a qualificação para a terceira eliminatória, agendada para segunda-feira, pelas 14:00 horas.

Prometendo «lutar para estar dentro da final», Luciana Diniz, de 41 anos, está confiante em conseguir um lugar entre os 35 melhores para seguir em frente.

«Um percurso bom pode dar para chegar à final», afirmou à Lusa, perspetivando a prova de segunda-feira, mas os objetivos não se ficam por ai. O objetivo, vincou, é competir «dia por dia, até ao pódio».