Andy Murray foi o protagonista do torneio de ténis dos Jogos Olímpicos Londres2012, ao dar o título de singulares masculinos à Grã-Bretanha, na relva de Wimbledon, onde nenhum britânico vence o “Grand Slam” local desde 1936.
Murray, que sucedeu no palmarés da prova ao ausente espanhol Rafael Nadal, tornou-se também o primeiro britânico a vencer o título desde Arthur Gore (1908, também em Londres) e conseguiu-o de forma convincente, às custas do suíço Roger Federer.
Depois de há pouco mais de um mês ter caído na final de Wimbledon face ao helvético, o escocês vingou-se, humilhando o líder do “ranking”, que perseguia o único título que lhe falta, com um triunfo por expressivos 6-2, 6-1 e 6-4.
Federer, que provavelmente fechará a carreira sem o ouro olímpico em singulares, teve de contentar-se com a prata, que junta ao título de pares, conseguido em Pequim2008, ao lado do seu compatriota Stanislas Wawrinka.
A surpresa na prova de singulares masculinos não se ficou pela final, já que, na corrida ao bronze, o sérvio Novak Djokovic também não cumpriu o favoritismo, ao perder com Juan Martin Del Potro, que deu primeiro “metal” à Argentina, por 7-5 e 6-4.
Além do ouro em singulares, Murray ainda logrou, ao lado da compatriota Laura Robson, a medalha de prata em pares mistos, após um desaire com os bielorrussos Max Mirnyi e Victoria Azarenka por 2-6, 6-3 e 10-8, no “super tie-break” da final.
Azarenka logrou ainda o bronze em singulares, mas a grande figura no feminino foi, indiscutivelmente, a norte-americana Serena Williams, que arrebatou dois títulos olímpicos, em singulares e em pares, neste caso junto à irmã Venus.
Em singulares, a mais nova das Williams cilindrou na final a russa Maria Sharapova por 6-0 e 6-1 e, em pares, as vítimas foram as checas Andrea Hlackova e Lucie Hradecka, incapazes de evitar o terceiro título das norte-americanas, após 2000 e 2008.
Os Estados Unidos, que dominaram o “medalheiro”, com três ouros e um bronze, venceram ainda os pares masculinos, através de outros irmãos, Bob e Mike Bryan, sendo que este último ainda levou o bronze em pares mistos, ao lado de Lisa Raymond.