O sul-africano Oscar Pistorius, primeiro atleta duplamente amputado a competir em Jogos Olímpicos, terminou a sua participação nos 400 metros de Londres2012 sem concretizar o sonho de chegar à final da prova.
Terminou em último de uma das meias-finais, com 46,54 segundos, a mais de um segundo do máximo do ano que estabelecera na ronda anterior, 45,44, que lhe deu novo ânimo.
Mas mesmo que superasse essa marca e repetisse o recorde pessoal de 45,07, não daria para chegar à final. Assim, acabou por repetir a classificação do Mundial de Daegu, no ano passado.
Correndo com as próteses de fibra de carbono nas duas pernas, que lhe valeram o nome de "Blade Runner", concretizou em Londres o sonho que lhe tinha sido "negado" em Pequim2008.
Nesse ano, especialistas da IAAF determinaram que as lâminas de corrida representavam uma vantagem assinalável em pista - uma decisão polémica, que viria a ser revogada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), ainda antes dos Jogos.
Só que a preparação de Pistorius ficou seriamente comprometida e acabou por falhar nas qualificações sul-africanas, nem sequer tendo lugar nos convocados para a estafeta.
Por mérito próprio, correu agora em Londres, fazendo os mínimos olímpicos e batendo, desta vez, toda a concorrência sul-africana. Ainda vai regressar ao estádio olímpico londrino na próxima semana, para as meias-finais dos 4x400 metros.
Oscar Pistorius nasceu há 26 anos em Sandton, a pacata cidade sul-africana dos arredores de Joanesburgo que a moçambicana Maria de Lurdes Mutola elegeu para seu centro de treinos preferencial.
Amputado desde os 11 meses de vida, tem sido um tenaz praticante desportivo, nomeadamente no atletismo e nos 400 metros, em que é imbatível nos Paralímpicos, somando já cinco medalhas.