O italiano Alex Schwazer, campeão olímpico dos 50 km marcha de Pequim2008, foi excluído da equipa italiana nos Jogos de Londres2012, por dopagem, segundo fonte próxima da delegação do país.

Schwazer, de 23 anos, teve um controlo positivo por doping a 30 de julho, em Oberstdotf, Alemanha, onde estava a treinar.

O Comité Olímpico Italiano já tinha anunciado que um atleta ia ser excluído da delegação, mas sem explicitar o nome nem sequer a modalidade. No comunicado do CONI, referia-se ter sido recebida, hoje à tarde, uma notificação da Agência Mundial Antidopagem.

«Foi decidido de imediato a exclusão do atleta da delegação olímpica italiana», refere o comunicado do CONI.

Em rigor, Schwazer nem chega a fazer parte da delegação, já que só devia viajar na terça-feira, para uma prova programada para sábado. Schwazer decidou renunciar aos 20 km marcha de Londres2012 "para não dispersar energia", explicara no arranque dos Jogos o diretor técnico, Francesco Uguagliati.

Esta época era o detentor da melhor marca mundial de 20 km. No seu palmarés destacam-se, além da medalha olímpica, duas medalhas de bronze em Mundiais e uma de prata em Europeus.

Grande parte da sua preparação costuma ser feita em em altitude, em Oberstorf, na Baviera.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.