O dia dos atletas portugueses começou da melhor forma. No dia em que a canoagem se estreou nos Jogos Olímpicos, Emanuel Pimenta e Fernando Silva, em K2 1000 metros, e Teresa Portela, Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos e Helena Rodrigues (K4 500 metros) qualificaram-se para as suas respetivas finais.

Também na vela, Bernardo Freitas e Francisco Andrade garantiram presença na regata das medalhas em 49er. Os dois velejadores não tiveram um dia muito bom (14º e 15º lugares, com este último resultado a ser descartado) e chegam à última regata em oitavo lugar.

Em 470, Álvaro Marinho e Miguel Nunes subiram ao sexto lugar da geral, tendo conseguido um terceiro lugar na segunda regata do dia. Na primeira não tinham feito melhor do que um 17º.

No hipismo, Luciana Diniz qualificou-se para a final A de saltos com obstáculos, podendo agora lutar para garantir um lugar na final B, onde estarão os 20 melhores da modalidade.

No atletismo, Clarisse Cruz foi 11ª na final dos 3000 metros obstáculos, enquanto Vera Barbosa não conseguiu lugar na final dos 400 metros barreiras, sendo sétima da sua série de eliminatórias.

O dia fica também marcado pela lesão de Sara Moreira, que a impede de correr os 5000 metros