O Sport Clube do Porto classificou esta segunda-feira de «anedótico e desprestigiante» o facto do Sporting «reivindicar» mérito no quinto lugar da dupla de remo Nuno Mendes/Pedro Fraga nos Jogos Olímpicos de Londres2012.

«As declarações dos presidentes do Sporting [Godinho Lopes] e da federação [Rascão Marques], capitalizando os resultados dos atletas olímpicos Pedro Fraga e Nuno Mendes, são um aproveitamento descarado e muitíssimo pouco ético de um enorme esforço de terceiros, para o qual pouco ou nada contribuíram, ou que até dificultaram», diz o clube pelo qual os remadores competiram até este ano.

A instituição presidida por Barros Vale é dura com os “leões”, com quem mantêm um diferendo em tribunal quanto ao clube por quem Fraga e Mendes competem: após uma primeira vitória do Sporting na justiça, os portuenses aguardam a avaliação do seu recurso para o Tribunal Administrativo de Lisboa.

«Não tendo o Sporting Clube de Portugal qualquer estrutura desportiva na modalidade de remo - nem barcos, nem treinadores, nem atletas, ou sequer remos - é completamente anedótico e até desprestigiante que venha agora reivindicar como sendo seu um resultado que não passa do esforço de um outro Clube, o Sport Club do Porto [clube pelo qual os atletas estão registados oficialmente no Comité Olímpico Internacional], e que durante oito anos tudo apostou naqueles valores nacionais», vincam.

Em nota publicada no site do clube, Godinho Lopes destacou o «resultado extraordinário» da dupla, «até ao momento a melhor prestação portuguesa nos Jogos Olímpicos», considerando que a contratação dos portuenses «foi uma aposta ganha que veio reforçar o ecletismo do Sporting».

O Sport fala em «declarações despropositadas e infundamentadas» de Godinho Lopes, enquanto as de Rascão Marques diz serem «a prova do seu despudorado descaramento, sabendo toda a comunidade do remo a vida negra que desde sempre fez àqueles atletas, tendo-os expulsado duas vezes da seleção nacional, e mantendo mais de oito meses de pagamentos em atraso ao seu treinador».

«Até os barcos – skifs – para o treino técnico da dupla olímpica tiveram que ser comprados e pagos pelo Sport, porque a federação não o fez... Não bastava o Sr. Rascão Marques ter provocado o naufrágio da FPR, podendo a sua insolvência ser decretada já no próximo dia 22, como ainda tem a enorme lata de tentar aproveitar-se do resultado olímpico, como se de uma boia de salvação se tratasse», critica.

Após o quinto lugar nos Jogos, Rascão Marques disse que «se todos os portugueses tivessem um pensamento a nível nacional antes de pensar no seu interesse pessoal, no seu umbigo e quintinha talvez o país pudesse caminhar de uma forma diferente».

O Sport Clube do Porto fala em «verdade e ética desportivas» como os motores da sua indignação contra o «aproveitamento feito por dois dirigentes que se deveriam ter contido nas suas declarações, dado que um nada fez pelo remo, e outro muito o prejudicou».