O português Arnaldo Abrantes, quinto na sua série, ficou hoje fora das meias-finais dos 200 metros dos Jogos Olímpicos Londres2012, mas melhorou o seu resultado face a Pequim2008 e já tem o Rio de Janeiro no horizonte.

Na sétima e última série, ganha pelo holandês Churandy Martina (20,58), sexto nos 100 metros, o atleta do Benfica terminou em 20,88 segundos, a 16 centésimos da sua melhor marca da temporada e a 40 do recorde pessoal, algo que o deixou com um duplo sentimento.

«É a minha 20.ª marca abaixo dos 21 segundos. É a segunda melhor do ano, foi uma prova bastante positiva, mas queremos sempre mais. Na alta competição, não ficamos satisfeitos com nenhum resultado. Não digo que saio daqui supersatisfeito, sei que posso fazer melhor», disse Arnaldo Abrantes à agência Lusa.

Não se sentido perturbado pela falsa partida que afinal não o foi, lamentando apenas o desperdício de um excelente arranque, Arnaldo Abrantes diz que deu «tudo o que tinha» e chegou «mesmo muito cansado», porque sentiu que «o terceiro lugar, último de apuramento direto, estava ao alcance».

«Não saio com um supersorriso, sou muito competitivo, muito ambicioso, mas isto vai dar-me mais força para voltar. Sinceramente, melhorar a prestação de Pequim como melhorei – 21,46 e agora 20,88 – é uma diferença muito grande e sinto que daqui a quatro anos se tiver possibilidade de ir ao Rio acho que ainda consigo fazer melhor», frisou o almadense, de 25 anos.

Realçando o «nível incrível» das eliminatórias, Arnaldo Abrantes sublinhou que «cada eliminatória foi ganha por atletas que correm na casa dos 20,20 a brincar» e os seus objetivos passam por aproximar-se desses registos.

«Não é uma meta daquelas que se atingem facilmente. Eu tenho 20,48 e 20,51 como segunda melhor marca. Para chegar aos 20,20 preciso de subir um degrau muito grande, mas os 20,30, numa boa prova, com muito calor, bons ventos, acho que é possível. E será nesses termos que vou trabalhar para o Rio. Gostava de estar na casa dos 20,30, 20,40, para lá, quem sabe, passar às meias-finais», disse.

Em Londres, as meias-finais realizam-se na quarta-feira e a final na quinta, dia que o jamaicano Usain Bolt, recordista mundial (19,19) vai tentar revalidar o título olímpico, como já fez nos 100 metros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.