O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Luís Leal, afirmou hoje que é necessário uma partilha da gestão com o Estado dos centros de alto rendimento desportivo, onde se prepararam atletas olímpicos.

Ao congratular-se com a medalha de prata hoje conquistada nos Jogos Olímpicos por dois atletas que integram o centro de Montemor-o-Velho, a dupla de canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, o autarca disse ser necessário «falar no dia seguinte» ao feito.

«É chegado o momento de partilharmos a gestão destes centros de alto rendimento», entre a autarquia envolvida, o Estado, e as federações das modalidades, frisou o edil de Montemor-o-Velho, onde estão integradas a canoagem, remo, triatlo e natação.

Para Luís Leal, «a tutela tem de ter uma estratégia de desenvolvimento do desporto onde estes centros de alto rendimento tem de ter o seu cabimento, saber onde estão, como se colocam, e que resultados têm».

O centro de alto rendimento desportivo de Montemor-o-Velho começou a ser criado em 2001 e ficará concluído em 2013. Implicou investimentos da ordem dos 25 milhões de euros, 10 milhões daqueles suportados pela autarquia.

«Concluída a obra é preciso termos o bom senso de saber como gerimos estes equipamentos, de que forma os ligamos à política nacional do desporto, e como evidenciamos que resultados destes não sejam tão avulsos e passem a pertencer a uma estratégia», sustentou.

Luís Leal realçou que nos Jogos Olímpicos de Londres estão presentes 11 atletas - de natação, canoagem, remo e triatlo - que fizeram a sua preparação no centro de alto rendimento de Montemor-o-Velho, oito deles classificaram-se para finais olímpicas, e Emanuel Silva e Fernando Pimenta arrebataram uma medalha de prata.

«Que repensemos o ciclo do Rio de Janeiro [Jogos Olímpicos de 2016], e sobretudo valorizemos já o que temos», frisou, salientando que «estes equipamentos e estas modalidades precisam de uma estratégia e de um desenvolvimento cúmplice entre várias entidades».

Luís Leal considera importante que finalizada a obra, e aproveitando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, se captem para Montemor-o-Velho atletas e seleções estrangeiras, para competição e para preparação.

O centro dispõe de capacidade de treino para uma centena de atletas, mas para dar resposta a um crescimento da utilização considera importante o reforço do investimento privado em infraestruturas hoteleiras.