A portuguesa Luciana Diniz qualificou-se hoje para a segunda final da prova de saltos de obstáculos dos Jogos Olímpicos Londres2012, apesar de ter cometido uma falta, mantendo «sempre» a esperança em conquistar uma medalha.

«Falta um percurso para chegarmos lá e, se Deus quiser, vamos chegar», afirmou hoje no final da prova da manhã, que terminou com um ponto de penalização por ter ultrapassado em 28 centésimos os 84 segundos regulamentados para completar o circuito de 12 obstáculos.

Mas o facto de a amazona de 41 anos não ter derrubado qualquer obstáculo beneficiou-a e colocou-a no grupo dos qualificados para a final B, que começa estar tarde às 14h55.

Diniz, no cavalo Lennox, classificou-se em sétimo lugar nesta ronda, em igualdade com outros três cavaleiros, e disputará assim etapa decisiva (final B) que determinará a atribuição das medalhas.

É, juntamente com a australiana Edwina Tops-Alexandrer, a única mulher entre os 22 competidores, sendo os desportos equestres os únicos nos Jogos Olímpicos que admitem a competição em igualdade entre cavaleiros dos dois sexos.

A classificação final é composta pela soma das pontuações das duas finais (A+B), mas a portuguesa não sente que o ponto de penalização que traz da manhã seja fatal.

«Quem sabe vai contar a nosso favor depois, nunca se sabe. Ainda há muita prova pela frente», afirmou a portuguesa, que reiterou manter a confiança inicial de conquistar uma medalha.

Luciana Diniz veio aos Jogos Olímpicos tentar melhorar a marca feita em Atenas2004, quando conseguiu um 38.º lugar ao serviço do Brasil, país onde nasceu, em São Paulo, há 41 anos.

A ascendência transmontana valeu-lhe um convite para representar o país do avô, o que passou a fazer desde 2006, quando adquiriu a nacionalidade portuguesa.

O interesse pelo hipismo corre no sangue, pois os pais e tios jogaram pólo, o avô praticou "dressage", tal como a mãe, Lica Diniz, que ainda se mantém no Livro Mundial dos Recordes como campeã oito anos consecutivos do Campeonato Brasileiro de "Dressage".